MENU
Com promessa de clonar WhatsApp, fraudadores aplicam golpe que “come” créditos
25/01/2017 10:57 em Tecnologia

Com a promessa de ajudar usuários a clonarem a conta de WhatsApp de outras pessoas, fraudadores criaram uma forma de aplicar um novo golpe que “come” créditos do celular, sem o consentimento do dono do celular.

Na esperança de saber com quem um conhecido (amigo, marido, esposa e etc) anda conversando no app, usuários têm clicado num link que chega em forma de mensagem, no qual o usuário é levado para uma página com uma espécie de passo a passo sobre como efetuar a clonagem.

Na página há dois vídeos. No primeiro, que a reprodução é automática, aparece um homem mascarado, mostrando como está clonando o telefone da esposa. Entre as opções que ele mostra estão “ver on-line” ou “baixar”. Porém, a barra de carregamento que aparece é fictícia.

Na sequência, aparece o botão “liberar”. É nesse momento que o usuário tem que enviar a mensagem a todos os contatos e, posteriormente, será levado para a conta supostamente clonada. Assim que o botão “Clonar WhatsApp” é pressionado aparece uma mensagem de erro em um pop-up.

O segundo vídeo seria a forma de burlar o tal erro. É nesta hora que os fraudadores conseguem fazer o cadastro da vítima automaticamente em um serviço de SMS Premium e os créditos começam a ser descontados.

Os vídeos seguem mostrando como clonar o tal aplicativo, porém, conforme o usuário vai clicando nos botões, novos serviços de SMS são assinados.

Evite clicar em campanhas suspeitas, instale um anti-vírus no celular e, principalmente, não tente ser desonesto com amigos e parceiros.

Fonte: Tecnologia UOL

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!