MENU
PRAZO: Eleitores devem regular título eleitoral até 2 de maio
03/03/2017 08:51 em Notícias

Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições devem regularizar o título até o dia 2 de maio. O prazo, que se iniciou ontem (2), dá um tempo exato de dois meses para a realização do processo de normatização. 

 

No Pará, 67,5 mil eleitores estão nesta situação e poderão ter os títulos cancelados, caso não compareçam aos postos de atendimento, segundo o Tribunal Eleitoral do Pará (TRE-PA).

 

 

As listas com a relação de pessoas que deixaram de votar e não justificaram a ausência podem ser consultadas nos cartórios eleitorais. A situação do eleitor também pode ser verificada no site.

 

Aqueles que identificarem seus nomes na lista de faltosos devem comparecer aos cartórios e apresentar documento com foto que comprove sua identidade e título eleitoral. No local, eles serão orientados sobre o pagamento da multa ou sobre a justificativa e dispensa de recolhimento. 

 

De acordo com o Tribunal Superior do Estado (TSE), a multa pode variar de R$ 1,05 até R$ 3,51 por turno ausente e pode ser paga em agências bancárias, nos correios ou casas lotéricas. Em Belém, esse procedimento pode ser feito no Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizado na travessa Pirajá, s/nº, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira. O horário de funcionamento é entre 8h e 14h.

 

PUNIÇÕES

 

O não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, a ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano, e para regularizar a situação, além do documento de identificação original, deverá apresentar um comprovante de residência atual e o título de eleitor, entre outras punições. 

 

POSTOS

 

Na capital paraense, outros postos de atendimento ficam na sede do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Dentran-PA) e no Distrito de Icoaraci, na travessa Itaboraí, nº 46, no bairro do Cruzeiro. Em Ananindeua, o cartório eleitoral fica no Centro, na rua José Marcelino de Oliveira, nº 692. A relação completa de todos os cartórios do Pará está disponível no link.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!