MENU
SAUDE: Semsa e Semed realizam 1ª Ediação do Saude na Escola.
26/04/2017 21:32 em Notícias

Com os temas “Obesidade, Imunização, Hipertensão e Diabetes”, a Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), deram início à 1ª Edição do Programa Saúde na Escola (PSE), destinado aos alunos do 3º e 4º ciclos da rede municipal de ensino.

 

 

 

Na segunda-feira, 24, profissionais da área de saúde começaram a percorrer os estabelecimentos, numa ação que irá se prolongar até sexta-feira, 28. O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, com resultados que garantam a melhoria na qualidade de vida dos estudantes.

 

 

 

“Com isso, estamos nas escolas municipais desenvolvendo para os alunos diversas ações de prevenção, promoção e atenção à saúde como palestras nutricionais, oficinas, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação”, pontua a coordenadora do programa, Ana Lúcia Silva.

 

 

 

A coordenadora pedagógica do 3º e 4º ciclos da Escola Luiz Magno, Ana Valéria Très, acredita que os temas tratados na 1ª Edição irão agregar muito para a saúde das crianças. “Essas ações têm agradado muito aos alunos. Isso faz com que eles cuidem mais de sua saúde cada vez mais cedo”, observou.

 

E tudo indica que a coordenadora tem razão porque até mesmo as palestras surtiram efeito. “Estou adorando as ações de saúde, mas o que mais me chamou a atenção foi a palestra sobre alimentação. A partir de agora vou tentar me alimentar de maneira adequada”, afirmou Kaic Brito, estudante do 4º ciclo.

 

A também estudante do 4º ciclo Gabrieli Monteiro disse que, após ter assistido a palestra, irá comer mais frutas, verduras e legumes para ter uma alimentação mais balanceada. “De agora em diante, vou ter uma alimentação mais regrada, uma vez que só assim podemos prevenir doenças associadas à obesidade e diabetes”.O PSE

 

Criado pelo Decreto nº 6.286, do Ministério da Saúde, o Programa Saúde na Escola vai completar uma década em dezembro deste ano. Tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

 

 

Texto: Janaina Ravanelli/Semsa

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!