MENU
Barcarena vira a capital do triatlo neste final de semana
24/06/2017 06:12 em Notícias

Duzentos atletas de 19 estados brasileiros competirão neste domingo, 25, na segunda edição do Amazônia Endurance, a mais importante competição de triatlo do norte do país. O município de Barcarena vai receber a competição que consta de 1,6 Km de natação nas águas do rio Pará, 50 km de bike e 12 km de corrida.

A etapa Barcarena do Amazônia Endurance terá nomes como Diogo Sclebin e Bia Neres, que recentemente subiu ao pódio do Rio Triathlon na categoria standard, conhecida como modalidade de nível olímpico. Eles serão um incentivo a mais para 75 atletas amadores de Barcarena, que estarão disputando o Amazônia Endurance pela primeira vez.

"Queremos, além de levar o triatlo para o interior do Pará, melhorar a qualidade de vida nesses municípios e proporcionar aos atletas locais a chance de estar lado a lado com os maiores nomes do triatlo nacional", destacou Rubinho Campos, um dos coordenadores da prova.

Na expectativa do Amazônia Endurance, o município se arrumou para receber o evento. Há duas semanas, começaram as obras de adaptação nos 12 km do percurso da prova. As ruas tiveram as lombadas retiradas, e receberam reforço no asfaltamento, além de nova pintura e sinalização. "É um prazer para o município de Barcarena receber um evento desse porte, com nomes de ponta do esporte nacional", disse o secretário municipal de infraestrutura, Rui Cabral.

Cenário - Os participantes do Amazônia Endurance já começaram a chegar ao município nesta sexta-feira. Triatleta há 10 anos e jornalista, o mineiro Rafael Farnesi vai fazer a cobertura do evento para uma revista especializada e achou Barcarena estratégica para o triatlo. "O terreno daqui é muito bom para o triatlo. Além disso, o calor forte e a intensa umidade tornam a prova ainda mais interessante para o triatleta que é movido a desafios", disse Rafael.

O primeiro Amazônia Endurance foi realizado em Salinas, em setembro do ano passado. Em março deste ano, foi a vez de Belém receber uma prova de duatlo (bike e corrida) noturna. Depois dessa etapa de Barcarena, o Amazônia Endurance volta para Salinas, em setembro, e em março de 2018, estará em Paragominas.

Esporte e conhecimento - Na semana que antecedeu ao Amazônia Endurance, a população de Barcarena teve acesso às oficinas de fotografia e audiovisual organizadas pelo Biizu, projeto da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

A oficina de audiovisual contou com a participação de 25 alunos. "Foi gratificante perceber o interesse deles em aprender as técnicas de vídeo. Agora, eles vão filmar o Amazônia Endurance e os vídeos serão postados no youtube e no site da prefeitura local, como forma de incentivo", disse Tiago de Moraes, que ministrou o curso.

 

"Foi fascinante aprender os segredos de uma boa filmagem. Como eu trabalho organizando festas infantis, poderei utilizar o meu aprendizado para oferecer esse serviço aos meus clientes", planeja Jéssica Melo, 22 anos.

COMENTÁRIOS