MENU
ECONOMIA: Usina de Pelotização da Vale pode voltar a operar
22/07/2017 00:55 em Notícias

 

 

Há quase cinco anos com as atividades suspensas, a Usina de Pelotização da Vale em São Luís pode voltar a operar. A mineradora informou no seu Relatório de Produção do 2º Trimestre, divulgado na quinta-feira, 20, que está evoluindo o projeto para retomar as operações da planta, com seu start-up projetado para o início de 2018. As atuais condições mais favoráveis do mercado de mineração e o aumento crescente da demanda por pelotas levaram a Vale a reavaliar a ativação de suas plantas de pelotização. No caso da unidade em São Luís, localizada na área Itaqui-Bacanga, a mineradora providenciará a renovação da licença de operação da usina, como também a revitalização da planta e a atualização de sua automação.

A Usina de Pelotização em São Luís teve suas atividades suspensas no dia 8 de outubro de 2012, por causa de retração da demanda por pelotas no mercado internacional. A crise se estendeu ainda às plantas Tubarão I e II, em Vitória (ES), também da Vale, que pararam a produção em 13 de novembro do mesmo ano.

Na época da paralisação, a Vale informou que a interrupção das operações seria temporária e que os empregados das três plantas seriam realocados para outras atividades operacionais da companhia. Cerca de 100 maranhenses que passaram por treinamento intensivo de 10 meses no Espírito Santo trabalhavam na usina.

Antes de suspender as operações, em 2012, a unidade já havia registrado outras duas paralisações, como efeito de crises econômicas. Em 2006, a usina passou quatro meses sem operar e teve como impacto a queda de 1,2 milhão de toneladas na produção de pelotas.

Depois, como consequência da crise nos Estados Unidos, em 2008, a Vale programou, no início de 2009, uma paralisação de apenas 12 dias, mas que se estendeu por mais de um ano, em decorrência do agravamento da conjuntura econômica americana. Para evitar demissões, a Vale deu recesso aos empregados.

Agora, com essa sinalização da Vale em retomar a usina, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem) enviou um ofício à mineradora, sugerindo que ela consulte seus arquivos para entrar em contato com os trabalhadores que foram dispensados e oferecer a eles o trabalho de volta.

Inauguração

A planta de São Luís foi inaugurada em março de 2002, resultado de um investimento de US$ 408 milhões, e projetada com capacidade anual para produzir 6 milhões de toneladas de pelotas de redução direta. No entanto, em 2007, a unidade atingiu seu pico máximo de produção, alcançando 7,05 milhões de toneladas.

 

O primeiro embarque de pelotas produzido pela usina para o mercado internacional ocorreu dia 24 setembro de 2002, quando foram embarcadas 60 mil toneladas no navio Flecha, procedente de Malta, no píer 1 do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. A carga teve como destino o grupo siderúrgico indiano CIL Caribbean Ispat Limited. O contrato com a Vale previa a exportação de 1 milhão de toneladas de pelotas até o fim daquele ano.

COMENTÁRIOS