MENU
Desmatamento no Pará diminuiu 50% nos últimos cinco anos, diz PMV
23/03/2016 14:48 em Notícias

Desmatamento caiu de 3.770 km² em 2010 para 1.881 km² em 2015.
Programa trabalha com a sustentabilidade junto aos municípios paraenses.

O desmatamento no Pará diminuiu cerca de 50% nos últimos cinco anos segundo o Programa Municípios Verdes (PMV). De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da floresta caiu de 3.770 km² em 2010 para 1.881 km² em 2015, período de implantação do programa.

“O programa estadual conseguiu diminuir o desmatamento, além de inserir 70% das áreas cadastráveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e engajar mais de 100 municípios nessa luta. Estamos trabalhando agora no fortalecimento do eixo econômico dessas cidades, que é uma consequência de uma produção rural sustentável, que gera riquezas para o município”, detalhou o secretário do PMV, Justiniano Netto.

Com a aprovação do projeto do Programa Municípios Verdes junto ao Fundo Amazônia, no valor de R$ 82,2 milhões, foi possível investir de forma efetiva na estruturação das secretarias municipais de meio ambiente e avançar no processo de descentralização.

No que se refere ao ordenamento ambiental, em 2016, outra meta é a realização de cerca de 59 mil cadastros gratuitos de pequenos produtores com imóveis até quatro módulos fiscais. O desafio do PMV, é trabalhar a agenda econômica a partir da produção rural desses municípios.

“A nossa máxima, a sustentabilidade, é transversal e, por isso, rege todas as nossas ações. Na medida que os municípios encontram o caminho da sustentabilidade, o Pará encontra também o seu caminho, a Amazônia encontra o seu caminho e a gente segue adotando um novo modelo de desenvolvimento, pautado em atividades que respeitem o meio ambiente”, afirma o secretário Justiniano.

(Fonte:G1)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!