Canaã dos Carajás registra mil ocorrências de incêndios em dez dias
10/09/2017 - 11h45 em Notícias

 

A cidade está um vapor e Prefeito em Multirão para conter Incêndio

 

Com a aumento de temperatura e estiagem no município de Canaã dos Carajás e região amazônica as alterações e números de registros de incêndios no município alavancaram gigantescamente. Este período do ano é natural que os índices de queimadas tomem proporções sempre maiores, como vem acontecendo na terra prometida.

No final de Julho, Canaã apresentou um aumento de 400% no índices de focos de incêndios e queimadas, esses números vieram aumentando a chegar no ponto alarmante. Em apenas dez dias, contando de 31 de agosto a hoje, 9 de setembro o município registrou 1039 focos de queimadas, de acordo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ocupando a 17º posição no ranking do estado, que registrou nestes dez dias, 103 mil focos espalhados pelos 144 municípios.

Neste período de intensas queimadas no município de Canaã, as ocorrências ultrapassam as de 9 estados brasileiros, apresentando um índice praticamente idêntico ao do Rio de Janeiro, que registrou 1091 focos em 10 dias.

As regiões sudeste e sudoeste do Pará são as que apresentam mais ocorrências, classificadas com risco de alto a crítico para incêndio florestal. Áreas isoladas das regiões do baixo amazonas e nordeste paraense apresentaram classificação de risco de fogo de baixo a crítico.

Crime

Provocar queimadas em florestas é considerado um crime ambiental, de acordo com o artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008. É infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de  vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5.000,00 por hectare.

Para qualquer informações, denúncia e emergência em Canaã dos Carajás contate a Brigada de Emergências: 9 9137-9919

 

Fonte /Portal Canaã

COMENTÁRIOS