MENU
Campanha de Multivacinação no Pará segue até sexta-feira (22)
21/09/2017 06:02 em Notícias

 Crianças e adolescentes de até 15 anos tem a oportunidade de atualizar o calendário de vacinação

 

Sem metas a serem atingidas, termina nesta sexta-feira (22), impreterivelmente, o prazo para que crianças e adolescentes até 15 anos atualizem o calendário de vacinação. No Pará, que recebeu um milhão de doses, a Campanha de Multivacinação organizada pelo Ministério da Saúde (MS) é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) com apoio das secretarias dos municípios.

A não programação de meta com relação a público alvo atingido decorre do fato de a vacinação ter sido feita de forma seletiva, observando as cadernetas de vacinação e a faixa etária. Neste ano foram incluídas no calendário as vacinas contra HPV, para meninos de 11 a 14 anos, e contra Meningite, para adolescentes de ambos os sexos, de 12 e 13 anos.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Pará recebeu as doses de vacinas para colocar em dia a situação vacinal de crianças e adolescentes. De um milhão de doses, 574,6 mil são extras, destinadas para a campanha de Multivacinação 2017. Em nota técnica, a Divisão de Imunizações da Sespa informa que a estratégia “busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil”.

De acordo com a nota, tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 15 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que seja avaliado se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

 

A Sespa também informa que, nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) ainda haverá vacinação contra HPV Quadrivalente para mulheres e homens de 15 a 26 anos, no horário de 9h às 12h, no prédio do Nível Central da Sespa, na Batista Campos.

COMENTÁRIOS