MENU
Primeiro contingente da força de paz no Haiti chega ao Brasil
25/09/2017 06:29 em Notícias

Nos 13 anos de ocupação da missão da ONU, mais de 37 mil militares brasileiros estiveram no Haiti

 

Militares brasileiros começam a retornar ao Brasil com o fim da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti. O primeiro contingente da força de paz chegou ao Brasil nesse domingo (24), na Base Aérea de Guarulhos.

Os militares provenientes principalmente de São Paulo e do Rio de Janeiro, fizeram exames médicos antes de retornar para suas casas. A saída das tropas brasileiras do Haiti teve início no dia 31 de agosto. Mais três vôos estão previstos até o fim de setembro para o envio do restante dos militares. A desmobilização final vai ocorrer no dia 15 de outubro.

Nos 13 anos de ocupação da missão da ONU, mais de 37 mil militares brasileiros estiveram no Haiti. Militares de outros países também participaram da missão de pacificação.

As forças brasileiras estiveram presentes durante o terremoto no país caribenho em 2010 e também na passagem do Furacão Matthew em 2016.

 

A missão de paz da ONU no Haiti foi determinada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 2004, após a onda de violência e destabilização que resultou na derrubada do então presidente Jean Bertrand Aristide.

COMENTÁRIOS