MENU
País desperdiça 36,4% da água
28/03/2016 13:22 em Notícias

No Brasil, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves. De acordo com informações do Ministério, esse desperdício se refere às perdas no próprio mecanismo de disponibilização de água para o abastecimento público, como ao uso de encanamentos velhos, por exemplo. 

Essas perdas acontecem antes mesmo de a água chegar às casas das pessoas. Dessa forma, segundo Gonçalves, o desenvolvimento de políticas públicas no setor é fundamental para que o Brasil consiga avançar no uso sustentável dos recursos naturais e na melhoria da disponibilidade de água em qualidade e quantidade para os diversos usos. “As águas não têm nação ou território único. A maioria transcende os limites de municípios, Estados, países. Temos essa responsabilidade (de cuidar dos recursos hídricos), porque moramos neste planeta”, afirmou Gonçalves.

CONSULTA

Uma iniciativa de preservação da água é a consulta pública sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020 (PNRH). O documento trará as diretrizes e prioridades para os próximos quatro anos. Qualquer cidadão interessado em contribuir pode participar da consulta pública até o dia 1° de maio.

A diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Letícia Carvalho, afirmou ainda que é fundamental que se faça uma gestão ambientalmente adequada de metais pesados, por exemplo, para evitar riscos de contaminação do ar e das águas. 

Segundo ela, o Brasil ainda não dispõe de uma legislação ampla sobre gestão de substâncias químicas. A importância do acesso à água foi ressaltada por Renato Saraiva Ferreira, do Departamento de Revitalização de Bacias. Ele falou sobre o Programa Água Doce, desenvolvido pelo ministério em parceria com instituições federais. Uma das ações de destaque é a dessalinização de água no Semiárido brasileiro, que já beneficiou 480 mil pessoas.

ECONOMIZE: AÇÕES PARA EVITAR O DESPERDÍCIO

- Evite tomar banhos demorados
- Para lavar o carro, use balde e pano e esqueça a mangueira
- Na hora de limpar a calçada, use vassoura e balde com água
- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça
- Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. 
Só ligue a máquina quando ela estiver cheia
- Verifique os vazamentos. Uma torneira mal fechada pode trazer muito prejuízo.
- No vaso sanitário, jogue cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento.

PORTAL

O portal www3.snirh.gov.br oferece à população informações importantes sobre qualidade, quantidade e uso da água, entre outros. 

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) foi instituído pela Lei nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997.

 

 

 

(Fonte:Agência Brasil)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!