MENU
Extintores de incêndio irregulares são apreendidos
07/04/2016 16:09 em Notícias

Após investigações, extintores de incêndio foram apreendidos pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), com apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Tailândia. No ato da operação foi identificado que a empresa Extin Chama, localizada no município de Redenção, estava realizando o serviço de manutenção de extintores em cima de um caminhão no município de Tailândia e usando o selo de forma indevida. 

Até o momento, 111 extintores e 171 selos do Inmetro foram apreendidos. Os fiscais estão se deslocando para Redenção, onde será feita a vistoria na sede da empresa.

“Encontramos extintores de incêndio sofrendo manutenção em cima de um caminhão, gerando um grave risco à sociedade, pois é um trabalho delicado e preciso, que depende de outros equipamentos e ferramentas para tal execução, conforme o estabelecido na portaria 206/2011 do Inmetro, sendo proibida a execução do serviço em local diferente do declarado pelo fornecedor”, ressalta Jorge de Figueiredo, gerente da Divisão de Fiscalização e Avaliação da Conformidade do Imetropará.

Todas as empresas que trabalham com manutenção e/ou recarga de extintores precisam estar credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). "Cabe ao Imetropará fiscalizar os estabelecimentos e, em caso de irregularidades, essas empresas serão multadas e poderão ter o registro suspenso a até cancelados, conforme for estabelecido no processo administrativo", explica Jorge Rezende, presidente do órgão.

 

As principais irregularidades nos extintores são: Selo do Inmetro falsificado; Anel sendo colado, ou seja, o extintor não sofre a manutenção e trocam apenas os selos; e pó BC sendo colocado em cilindro de pó ABC. O Imetropará vem realizando intensivamente investigações em todo o Estado, com o objetivo de combater essas práticas.
Fique de olho, consumidor:

* Selo de Identificação da Conformidade (confere ao produto a certeza do registro da empresa no Inmetro. O selo é a garantia que a empresa responsável foi inspecionada pelos órgãos de controle competentes. A inspeção é realizada nas empresas e nos pontos comerciais);

* Anel de Identificação Externa de Manutenção (certifica que o extintor de incêndio foi desmontado para a realização da manutenção);

* Etiqueta autoadesiva (fixada no corpo do extintor de incêndio, indica a empresa que prestou o serviço, o tipo de serviço, garantia, mês e ano da próxima inspeção);

* Quadro de Instruções (constam informações de operação do produto);

Em caso de dúvida ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Imetropará, através do telefone 0800 280 1919, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

(Fonte:DOL)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!