MENU
Operação apreende cerca de 50 m² de madeira ilegal em Itaituba, no PA
13/01/2018 08:00 em Notícias

Entre as espécies apreendidas estão angelim, maçaranduba e madeira branca, todas de alto valor comercial. Duas pessoas foram detidas pela Polícia.

 

 

Cerca de 50 metros cúbicos de madeira foram apreendidos nesta sexta-feira (12) em Itaituba, nordeste do Pará, em operação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Polícia Civil. Entre as espécies apreendidas estavam angelim, maçaranduba e madeira branca cupiúba, todas consideradas de alto valor comercial. O condutor do caminhão que transportava a madeira e o suposto dono da mercadoria foram presos, segundo a Polícia.

O delegado Aurélio Paiva disse que ambos serão autuados em flagrante e conduzidos para a sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), em Belém. Segundo o delegado, os presos deverão responder por crimes de transporte ilegal de madeira e uso de documento falso, e não cabe fiança.

 

A Semas informou que está analisando a documentação fraudulenta que acompanhava a madeira, que deverá ser destinada, provavelmente, para ações sociais. O diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Jorge Antônio Dias, disse que a irregularidade foi constatada pelo transporte de madeiras nativas, com notas "frias" de reflorestamento, que não correspondiam aos produtos.

COMENTÁRIOS