MENU
Levantamento aponta risco de surto de Aedes Aegypti em Xinguara
17/01/2018 07:46 em Notícias

 Só este ano, sete casos com suspeita de dengue foram notificados.

 

Dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira) deixaram a população do município de Xinguara, no sudeste paraense, em alerta. Segundo o Lira, a infestação do mosquito Aedes Aegypti atingiu 4,9. Índices acima de 1 e até 3,9 já são considerados alarmantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS), enquanto que superiores a  4 são tidos como risco de surto.

Só este ano, sete casos com suspeita de dengue foram notificados. Os bairros que lideram o índice de infestação são:  Marajoara II, Pagnoceli, Itamarati, Centro, Frei Henri e Chácaras. Recipientes com água parada como latas, frascos de plástico, vasos e pratos de plantas, caída d’água  e depósitos utilizados para armazenamento de água são os que têm mais recorrência da presença de larvas.

Em dezembro de 2017, a Prefeitura de Xinguara chegou a intensificar as ações de combate aos mosquito, com reforço de aplicações de inseticida com o carro fumacê. Além disso, a gestão municipal afirma que, há um ano, visitas periódicas dos agentes de endemias nas residências, orientação e uso de larvicidas vêm sendo feitos nos bairros da cidade. A Secretaria de Saúde do município informou que apesar de ações constantes, ainda falta conscientização por parte da população. Por conta disso, moradores reincidentes serão autuados.

 

No ano passado, o município chegou a registrar um surto de Chikungunya, que acarretou em mais de 170 casos notificados e oito mortes.

 

Fonte: ORM

COMENTÁRIOS