MENU
Os sinais de desidratação que a maioria das pessoas ignora
18/01/2018 00:50 em Notícias

Nem sempre o ar-condicionado da firma é a causa dos olhos ressecados ou rachaduras nos lábios

 

Para adultos, o ideal seria beber de 2,5 litros a 3 litros por dia

Você sabe dizer se está bem hidratado? A sede não é o único sinal -- aliás, normalmente, este é um dos últimos pedidos de socorro do seu corpo para que você beba mais água.

De acordo com a nutricionista comportamental Ariane Bomgosto, muitos sinais de desidratação são ignorados por muita gente, ou mesmo confundidos com causas externas.

"Nosso corpo é composto, majoritariamente, de água e, portanto, água é vital para o funcionamento do organismo", explica. "Beber água fará todo seus órgãos trabalharem melhor. É como uma limpeza no organismo."

Para adultos, o ideal é beber de 2,5 litros a 3 litros por dia. Mas, a recomendação pode aumentar se a pessoa fizer esportes ou estiver em ambientes muito quentes.

Se você bebe menos do que o recomendado, preste atenção nos sinais que seu corpo te dá. Segundo a nutricionista, um deles é o ressecamento dos olhos e rachaduras nos lábios. "Algumas pessoas culpam o tempo seco ou o ar-condicionado do trabalho, mas muitas vezes, é falta de água", pondera.

Outro problema comum ligado à desidratação é a queda ou ressecamento do cabelo. "Mulheres culpam a química, a escova, chapinha e outras coisas externas, mas pode ser falta de água", diz, acrescentando que o mesmo vale para unhas quebradiças. "Se bebemos água, vemos uma pele mais bonita e um cabelo mais hidratado e unhas mais fortes."

Se sentir cansado e indisposto também é outro sinal de desidratação. "Inclusive no calor, a gente fica mais cansado. A água ajuda no aumento da energia", sugere Bomgosto.

Se você tem problema para ir ao banheiro, está aí um outro motivo para aumentar sua hidratação diária. Isso porque nosso intestino precisa de água para funcionar bem. Se você come muitas fibras e não bebe água, pode piorar a situação e causar prisão de ventre.

 

A nutricionista lembra que o ideal é criar o hábito de beber água, e não substituí-la por outros líquidos. "Água é sempre a melhor opção. Existem outras bebidas como o isotônico para atletas, mas é industrializado e contém açúcar e aditivos químicos", reitera.

COMENTÁRIOS