MENU
Sobe para 15 o número de municípios do Pará atingidos por enchentes
14/02/2018 08:35 em Notícias

 

Número de pessoas afetadas já ultrapassa 14 mil, de acordo com dados da Defesa Civil. Eldorado dos Carajás entrou em estado de alerta após alagamentos.

 

 

 

 

 

Aumentou para quinze o número de municípios do Pará afetados por enchentes e elevação do nível dos rios, provocados pelas fortes chuvas do inverno amazônico - período de fortes chuvas que inicia em dezembro e segue até março. Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, declarou estado de alerta após alagamentos intensos com a cheia do Rio Vermelho, que atinge cinco metros acima do nível normal. Em todo o Pará, mais de 14 mil pessoas já foram afetadas.

 

Até o fim da tarde desta terça-feira (13), a força-tarefa da Defesa Civil, intitulada Hidromet, havia contabilizado, em todo o estado, 420 pessoas desabrigadas - que estão em espaços cedidos pelas prefeituras de cada município - e outras 683 desalojadas - abrigadas temporariamente em casas de familiares e conhecidos.

 

No entanto, segundo dados preliminares obtidos pelo G1, os números ainda não incluem pelo menos 150 famílias afetadas pelos alagamentos no bairro União em Eldorado dos Carajás. Diversas casas ficaram submersas. Entre as famílias prejudicadas, cerca de 12 estão abrigadas no antigo frigorífero cedido pela prefeitura da cidade e 15 estão em barracas providenciadas via prefeitura de Parauapebas.

 

Elevação dos rios

 

Após a cheia no último domingo (11), o rio Tocantins superou 10 metros do nível de alerta. No sudeste do estado, Marabá, Bannach e Cumaru do Norte estão em estado de emergência declarado. Segundo a Defesa Civil, as demais cidades estão em alerta e podem decretar emergência a qualquer momento.

 

A força tarefa foi montada porque só neste início de inverno amazônico choveu mais do que o esperado e vários rios transbordaram.

 

 

Os fenômenos provocados pelo clima e a alta das marés já afetaram os seguintes municípios:

Oriximiná, no Baixo Amazonas, teve enxurradas com a cheia do Rio Trombetas.

 

Trairão, no sudoeste do Pará, sofreu enxurrada com as fortes chuvas.

 

Quatipuru, no nordeste paraense, teve erosão.

 

São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, teve alagamentos.

No sudeste do Pará, 11 cidades foram afetadas:

 

Alagamentos

 

Eldorado dos Carajás

 

Marabá

 

Parauapebas

 

Rio Maria

 

Xinguara

 

 

Enxurradas

 

Água Azul do Norte

 

Bannach

 

Cumaru do Norte

 

Itupiranga

 

Santa Maria das Barreiras

 

Turucuí

 

A região sudeste é a que mais se concentram as ações da Defesa Civil. No Rio Água Preta, a cabeceira da ponte foi levada pela água. A rodovia liga Xinguara a Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu.

 

Em Xinguara, as enchentes também provocaram estragos na BR-155. Cento e sessenta famílias ficaram desabrigadas. Elas estão alojadas em um ginásio de esportes da cidade.

 

Já em Rio Maria, o nível do rio que tem o nome da cidade aumentou de seis para 9 metros. Na zona rural de Tucumã, um rio transbordou e encobriu quase toda uma ponte deixando os moradores isolados.

 

 

COMENTÁRIOS