MENU
Brinquedotecas em presídios contribuem para manutenção da relação familiar
18/02/2018 08:32 em Notícias

“A expectativa é fazer com que até o final dessa gestão todas as unidades prisionais do Estado tenham uma brinquedoteca para que as visitas infantis aconteçam”, explicou Régia Sarmento, coordenadora de Assistência Social da Susipe. Baixar Foto Foto: Akira Onuma / Ascom Susipe PreviousNext

 

17/02/2018 09:20h

 

Proporcionar o estreitamento dos laços familiares entre os detentos e os filhos. Esse é o principal objetivo de uma brinquedoteca dentro de uma unidade prisional. No Pará, mais de 20 centros de detenção já possuem esse tipo de espaço, que além de unir as famílias, também tornam o ambiente carcerário um local mais humanizado para receber as crianças nos dias de visita aos pais/mães privados de liberdade. Atualmente, mais de 1.500 crianças e adolescentes estão cadastrados para visitas nas unidades prisionais do Estado.

 

No Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), a brinquedoteca foi especialmente decorada e preparada para receber os filhos de detentos pela equipe de profissionais do setor social da unidade. Há cadeiras, brinquedos e livros tornando o ambiente carcerário menos traumático para as crianças. Nesta sexta-feira (16), as irmãs gêmeas Suanne e Suellen, de 10 anos, foram visitar o pai, o detento José Ribeiro Araújo, preso há três anos.

 

“Aqui eu me sinto mais à vontade com as minhas filhas, pois é bem diferente do cárcere. Quando elas vêm me visitar ficam brincando, desenhando, se distraindo e aproveitamos para matar a saudade. Sinto muita falta da minha família e poder encontrar as meninas em um local onde elas não fiquem constrangidas, me deixa muito feliz”, disse.

 

A mãe das gêmeas, Elidiete da Silva, conta que o marido já esteve preso anteriormente em outro local onde não havia um espaço adequado para as crianças e por isso não levava as filhas para encontrar o pai. Agora, no CRC as crianças vão visitar o pai com mais frequência.

 

“Antes o pai reclamava muito que tinha saudade das filhas, mas era muito complicado levá-las para a visita, pois o ambiente era rígido demais para uma criança. Aqui no CRC é mais tranquilo, pois na brinquedoteca elas se ocupam com algo mais educativo, enquanto eu tenho a oportunidade de conversar com ele também”, destacou Elidiete.

 

De acordo com a Lei de Execução Penal, filhos, irmãos, netos e enteados legalmente reconhecidos podem possuir credencial de visita, desde que acompanhados por um responsável legal. Na Susipe, as visitas dos filhos de detentos nas unidades prisionais ocorrem todas as sextas-feiras.

 

“A importância da relação familiar junto ao processo de reinserção social é fundamental, pois é a partir da família que o detento recebe todo o apoio emocional, afetivo e tem o contato com o mundo externo. Proporcionar um local mais humanizado para esses internos encontrarem seus filhos é contribuir para o resgate do vínculo familiar. A expectativa é fazer com que até o final dessa gestão todas as unidades prisionais do Estado tenham uma brinquedoteca para que as visitas infantis aconteçam”, explicou Régia Sarmento, coordenadora de Assistência Social (CAS) da Susipe.

 

Os detentos do Centro de Detenção Provisório de Icoaraci (CDPI) também vão ganhar um espaço novo para receber as crianças. A reforma de uma sala onde será instalada uma brinquedoteca começou há 15 dias e deve ser concluída até o final do mês.

 

“Estamos fazendo uma grande reforma aqui no presídio com intuito de melhorar o ambiente de visitas. Para as crianças vamos fazer uma brinquedoteca bem estruturada, com um espaço lúdico, onde elas possam se sentir à vontade com os seus pais. Essa interação entre pais e filhos num ambiente mais humano é parte fundamental do projeto de ressocialização promovido pela Susipe”, concluiu o major Kleverton Firmino, diretor do centro de detenção.

COMENTÁRIOS