MENU
Governo investe na criação de novas vagas no sistema penitenciário do Pará
19/02/2018 10:21 em Notícias

Com mais de nove mil metros quadrados, o novo Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Santarém será a terceira da Susipe voltada exclusivamente para a custódia de mulheres e a segunda unidade fora da capital do Estado.

 

 

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 86 milhões na criação de novas vagas no Sistema Penitenciário do Estado, distribuídas nas seguintes regiões: Unidade de Jovens e Adultos em Santa Isabel e Presídio Metropolitano 3, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém; ampliação da Unidade Prisional de Abaetetuba, no Baixo Tocantins; Centro de Recuperação Feminino de Santarém, no oeste do estado e em Tucuruí, no sudeste paraense, além de Paragominas, no nordeste do Estado. Na região do Araguaia estão em execução três unidades, no município de Vitória do Xingu.

 

Nestas obras que estão em andamento e outras que serão iniciadas, o Governo do Estado irá investir mais de R$ 120 milhões na construção de 20 novos centros de detenção no Pará. Até o fim de 2018, a meta é gerar um total de mais seis mil novas vagas para o sistema penitenciário do estado.

 

Ao todo são 2.785 novas vagas que estão sendo criadas com a construção destas unidades, cujas obras estão em estado avançado. “Estas novas vagas não significam que serão resolvidos os problemas do Sistema Penitenciário, mas alcançaremos a meta de diminuir em 65% o déficit de vagas, que atualmente está por volta dos 80%, o que deixaria o Pará com um excedente populacional de apenas 15%”, comentou o titular da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), coronel Rosinaldo Conceição. Ele também anuncia que novas obras irão iniciar ainda este ano, com a criação de mais 1500 novas vagas.

 

A Cadeia Pública de Jovens e Adultos está sendo construída no Complexo Penitenciário de Santa Izabel e deverá ser entregue ainda neste semestre. Esta é a décima e última unidade a ser construída dentro do Complexo Penitenciário de Santa Izabel e será a maior cadeia pública do Estado, com capacidade para custodiar 603 internos da Susipe, em uma área física de aproximadamente 1.850m².

 

A Cadeia Pública para Jovens e Adultos atenderá homens na faixa entre 18 a 29 anos e será a primeira no Pará com um centro de tratamento para dependentes químicos. A nova unidade será dividida em 11 blocos: dois para visitas íntimas, dois com vivência individual, um bloco com Tratamento Jurídico, um com seis boxes de parlatório, um com Centro de Tratamento para Dependente Químico, um bloco com celas de Triagem e três para vivência coletiva. Além disso, a Cadeia Pública para Jovens e Adultos contará com salas de aulas, laboratório de informática, espaço multiuso, parque infantil, fraldário, biblioteca, barbearia e salão de cabeleireiro.

 

 “O objetivo é gerar novas vagas e reduzir o déficit carcerário. Em Santa Izabel, por exemplo, teremos a garantia de individualização da pena e isolaremos dos outros detentos uma faixa etária que ainda tem pouco contato com outros presos mais velhos. Isso contribuirá para a o tratamento e recuperação deles”.

 

Atualmente, a população carcerária sob custódia do Estado é da ordem de 17.686 detentos, sendo 1.263 sob monitoração eletrônica e 16.242 em situação de reclusão. Aproximadamente 39% da população carcerária do estado são presos provisórios, em torno de 6.334 detentos, que aguardam julgamento, agravando sobremaneira o problema da superlotação.

 

Além da Prisão Pública de Jovens e Adultos estão programadas para conclusão já no primeiro semestre de 2018, o Centro de Reeducação Feminino de Santarém (Região Baixo Amazonas), com 86 vagas; e três blocos carcerários no Presídio Estadual Metropolitano 3, em Marituba (Região Guajará), com 310 vagas.

 

Os investimentos não ficam apenas na criação de novas vagas, comenta o coronel Rosinaldo Conceição, em 2017 também foram adquiridos equipamentos fundamentais para o adequado desempenho das funções da força de segurança pública estadual e também foi publicado edital do concurso público para contratação de 969 novos servidores efetivos para a Susipe, incluindo 500 vagas para agentes penitenciários.

 

“O Governo vem investindo nos últimos três anos na criação de novas vagas. O excedente populacional é uma realidade nacional, não é exclusiva do Pará.  O estado tem investido também na capacitação de servidores, na educação dos presos e na equipagem das unidades já existentes, e principalmente, na área de inteligência, uma área muito sensível, além de viaturas e pessoal para as mais de 40 unidades em funcionamento no Pará”, concluiu o superintendente.

 

Por Márcio Flexa

COMENTÁRIOS