MENU
Governo Federal já expulsou 285 agentes públicos no Pará
23/04/2018 13:38 em Notícias

Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) contabilizou, no primeiro trimestre deste ano, 142 expulsões de agentes públicos por atuarem de forma contrária ao previsto no Regime Jurídico dos Servidores (Lei 8112/90).

Segundo o órgão, o número é o mais alto para o período de janeiro a março, desde que teve início a série histórica, em 2003. Desse ano até hoje, 285 servidores foram expulsos no Pará. Somente no primeiro trimestre de 2018, quatro já saíram.

No Brasil, este ano ao todo foram 120 demissões aplicadas em concursados; 18 aposentados; e quatro ocupantes de cargos em comissão. Esses números não consideram as demissões aplicadas contra empregados de empresas estatais.

Segundo os dados, publicados ontem pela CGU, a corrupção foi o principal motivo para as expulsões, com 89 casos, o que corresponde a 63% do total.

Em segundo lugar, com 44 casos foram os afastamentos por abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos. Entre as demais razões de afastamento estão as por negligência e por participação em gerência ou administração de sociedade privada.

 

Fonte: Agência Brasil

 

COMENTÁRIOS