MENU
Mais de 77% do público-alvo foi vacinado contra gripe no PA
23/05/2016 09:48 em Notícias

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi batida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o início da tarde da sexta-feira, 20, último dia da mobilização nacional. No Pará, 1,1 milhão de pessoas já estavam imunizadas, representando 77,4% do grupo prioritário. A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.

O Ministério da Saúde enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. No dia 13 de maio, cem por cento das doses já haviam sido recebidas pelos gestores estaduais de saúde, responsáveis pela distribuição aos municípios.

“Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta, ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Segundo o secretário, 22 estados puderam adiantar a campanha, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada.

A região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 85,7%, seguida pelas regiões Sudeste (85%); Centro-Oeste (79,1%); Norte (76,7%) e Nordeste (75,6%). Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado do Pará, os trabalhadores de saúde contam com 122 mil doses aplicadas, o que representa 108,3% dos profissionais a serem vacinados. Entre as puérperas, 15 mil (84,8%) já foram vacinadas; 477 mil idosos (86,8%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 455 mil vacinadas (66,7%); 74,7 mil gestantes (69,6%).

Com 17,7 mil doses aplicadas, 53,9% dos indígenas que moram na região de saúde do estado do Pará foram vacinados. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 222,9 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades, mais população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional do estado. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, foram adquidas doses em quantidade superior ao público-alvo. “São mais de 4,2 milhões a mais. O quantitativo é suficiente para vacinar 100% do público-alvo, e ainda sobra reserva técnica”, afirmou Nardi. No Pará foram disponibilizadas mais de 1,8 milhão de doses da vacina para imunizar 1,7 milhão de pessoas no estado. O excedente entregue foi de mais de 140 mil doses da vacina contra a influenza. O quantitativo é suficiente para vacinar 100% do público-alvo do estado, ainda restando reserva técnica.

Neste ano, até 9 de maio, foram registrados 2.808 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 2.375 por influenza A (H1N1), sendo 470 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país). Os dados constam no Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!