MENU
Operação flagra queijo estragado em estabelecimentos no PA
03/06/2016 13:54 em Notícias

ma operação realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério da Agricultura (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Polícia Militar, na região sudeste do Pará, interditou seis empresas de latícinios por produção e venda de produtos estragados. Foram apreendidos cerca de 500 quilos de queijo e 110 quilos de manteiga. Por estarem impróprios para consumo, os produtos foram inutilizados. 

'Também vimos manipulação do salitre do Chile, um produto proibido, utilizado para mascarar a acidez do leite', explica Elton Toda, técnico da Adepará. A equipe flagrou ainda leite estragado sendo utilizado para produzir queijo e outros produtos nos locais. Durante fiscalização, que começou na última terça-feira (31) e foi encerrada ontem (2), técnicos dos órgãos constataram que estabelecimentos instalados nos municípios de Piçarra, Itupiranga, Marabá e São Geraldo do Araguaia operam com várias irregularidades sanitárias e administrativas, que vão desde a falta de documentação até a comercialização de queijo estragado.

 

Foram interditadas duas empresas em São Geraldo do Araguaia, uma em Janaúba (Itupiranga) e uma em Marabá. O proprietário da empresa Ourolando, em Marabá, foi preso pela Polícia Militar.

Os fiscais identificaram várias irregularidades, especialmente na higiene e manipulação de alimentos. As seis empresas interditadas funcionam sem pasteurizador, equipamento necessário para conservar e esterilizar a produção. As condições de higiene também são precárias: a produção de queijo e outros derivados de leite ocorria em ambientes sujos, em meio a limo, teia de aranha, ferrugem e fezes de ratos.

Segundo o Ministério Público, nenhuma das empresas interditadas possui licença dos órgãos competentes para funcionar. O promotor de justiça Marco Aurélio do Nascimento explica que há a suspeita de os estabelecimentos comercializarem os produtos inadequados para outros estados. 'Também vamos averiguar se estes produtos estavam sendo vendidos para compor merenda escolar', completou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!