MENU
Toffoli rebate Bolsonaro e garante segurança das urnas eletrônicas
18/09/2018 06:23 em Notícias

 

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, rebateu nesta segunda-feira (17) críticas sobre a segurança das urnas eletrônicas, utilizadas no Brasil desde a eleição de 1996.

 

“A urna é 100% confiável”, disse Toffoli, na primeira entrevista coltiva como chefe máximo do Judiciário brasileiro.

Em transmissão ao vivo no último domingo (16), o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse que as eleições de outubro podem resultar em uma "fraude" por causa da ausência do voto impresso.

 

“A respeito disso, eu digo apenas que ele sempre foi eleito usando a urna eletrônica”, afirmou Toffoli sobre as suspeitas levantadas pelo candidato.

 

“Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a Ordem dos Advogados do Brasil”, destacou o presidente do STF.

 

Ele ressaltou ainda que pela primeira vez as eleições no Brasil serão acompanhadas por observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos). “Tem gente que acredita em saci-pererê”, disse o ministro a respeito das suspeitas sobre a urna eletrônica.

 

Um ministro do TSE ouvido reservadamente pelo Estadão/Broadcast destacou que "evidentemente" a urna é segura e observou inclusive que Bolsonaro já se elegeu várias vezes com base em votos computados no sistema.

 

Um segundo ministro da Corte Eleitoral acredita que a lisura do pleito já é bem reconhecida por todos e considerou a declaração de Bolsonaro "infeliz, mas nada além disso".

COMENTÁRIOS