Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
MARABÁ: programa Estágio Cidadão capacita estudantes de oito municípios
10/06/2016 09:44 em Notícias
Vinte estudantes de nível médio que estagiam em promotorias de Justiça de municípios da região sudeste paraense participaram, nesta quinta-feira (9), da capacitação do programa Estágio Cidadão, iniciativa do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para influenciar positivamente na vivência escolar. Os alunos aprenderam noções de direitos fundamentais, funcionamento do poder Judiciário e do Ministério Público e receberam informações sobre a atuação no Conselho Escolar.
 
Realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Marabá, a capacitação foi coordenada pelas promotoras de Justiça Mônica Freire e Brenda Ayan, pela pedagoga Diana Barbosa, integrante do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar do MPPA, e pelo tenente-coronel José Galdino, do Gabinete Militar do MPPA.
 
Participaram estudantes que fazem estágio nas promotorias de Justiça de Marabá, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Redenção, Tucuruí e Tucumã. Todos estudam na rede pública, têm entre 15 e 17 anos e passaram a estagiar no MPPA por atingirem boas notas na escola e serem aprovados em processo seletivo.
 
Os representantes do MPPA fizeram palestras e apresentaram a cartilha e o manual de atuação, além de reforçarem os objetivos do programa Estágio Cidadão. “Ao fazer a capacitação buscamos plantar uma semente para apoiar os estudantes nas atividades no Ministério Público e também no exercício da cidadania no seu dia a dia, sobretudo na escola”, explicou a promotora Mônica Freire.
 
Os estudantes compartilharam as realidades e desafios de suas escolas e relataram como podem apoiar a solucionar os problemas. “Os alunos agora sabem que podem ser protagonistas sociais e transformar a realidade de suas escolas ao estimular o funcionamento do Conselho Escolar, por exemplo”, disse a pedagoga Diana Barbosa.
 
O ciclo de capacitação continua nesta sexta-feira (10), quando a equipe do MPPA que coordena o Estágio Cidadão estará em Marituba, onde mais de 30 estudantes são esperados para participar da atividade.
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!