MENU
Vinte e quatro candidatas no País receberam zero voto
14/10/2018 01:25 em Notícias

 

O nome de Eliane Surugan, do Partido Trabalhista Cristão (PTC) no Pará, apareceu nas urnas das eleições deste ano, mas ela não teve nenhum voto. Eliane foi candidata ao cargo de deputada estadual e teve seu registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em agosto deste ano, concorrendo com outros 43 candidatos ao legislativo estadual pela legenda. Grande parte das 24 candidatas em todo o Brasil que tiveram zero voto não tomaram conhecimento que disputavam o pleito, o que será investigado pela Justiça Eleitoral.

Embora assine como Surugan, a candidata sem votos se chama Eliane Saraiva Cardoso, tem 44 anos, é natural de São Caetano de Odivelas, e tem o Ensino Médio completo. Em nome dela não há nenhum bem cadastrado junto à Justiça Eleitoral. Também nunca disputou cargos públicos anteriormente. Eliane, aliás, foi a única candidata no Pará a não ter votos. Ela integrou a coligação "Força da Fé", formada pelo PTC e Patriotas.

Filiada ao PMB por Roraima, Renata Dama, de 37 anos, por exemplo, afirmou ter descoberto que era candidata a deputada estadual por meio de uma amiga que viu o nome dela na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Normas

A legislação que estabelece normas para as eleições no Brasil existe desde 1997 e obriga que cada partido ou coligação lance, no mínimo, 30% de candidaturas de cada sexo para deputado.

A medida visa a aumentar a participação feminina na política: hoje, de acordo com dados do TSE, as mulheres são 5 em cada 10 eleitores, mas apenas 3 em cada 10 candidatos.

No caso de candidatas que não receberam nenhum recurso, cabe à chapa a devolução de todo o dinheiro repassado a elas. Os partidos, no entanto, não ficam inelegíveis.

Dos 24 candidatos que não receberam nenhum voto, 14 constam como suplentes no site do TSE — ou seja, na prática, estão aptos a assumir uma vaga caso os titulares desistam dos mandatos. De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, mesmo sem votação, isso pode acontecer.

 

Fonte: ORM

COMENTÁRIOS