MENU
Vem aí o feriadão de novembro
10/11/2018 00:45 em Notícias

Especialistas comentam as perspectivas e os cuidados que a população pode enfrentar no super feriadão de novembro.

Os brasileiros terão a oportunidade de desfrutar de um feriado prolongado de seis dias, com a emenda do dia 15, Proclamação da República, e o dia 20, feriado da Consciência Negra.

O Brasil é um país com muitos feriados e é difícil de lembrar a razão de todos eles? Será que as pessoas ainda lembram sobre o porquê o 15 de novembro é considerado um feriado nacional?

Vamos recordar rapidamente em uma aula de História.

O dia 15 de novembro só se tornou memorável a partir de 1889. Nessa data, a monarquia finalmente teve um fim e nosso país deixou de ser colônia de Portugal. O Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro naquela época, tomou coragem e proclamou a derrubada da monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e proclamou a República Brasileira. Por isso, o dia 15 de novembro é conhecido como o Dia da Proclamação da República.

Já o dia 20, a Consciência Negra, foi instituída em janeiro de 2003, e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.

Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista. A lei também traz a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo escolar, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

COMENTÁRIOS