MENU
Evasão escolar atinge 106 mil alunos no Pará em 2015
17/06/2016 08:45 em Notícias

Falta de apoio da família, gravidez precoce, trabalho, drogas ou bebidas alcoólicas, bullying, falta de estrutura nas escolas e mudança de endereço são apontado como os principais motivos para que os estudantes abandonem os estudos no Pará. Somente em 2015, quase 106 mil pessoas deixaram a salas de aula no Estado, que ocupa a sétimo posição no ranking da evasão escolar no Brasil, segundo o Ministério da Educação. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que, em Belém, mais de 24 mil crianças e adolescentes estão fora da escola. ,

Ainda de acordo com o censo de educação básica 2015, o índice de acesso e permanência na escola diminui de 96,8%, aos 14 anos, para 73,4% aos 17 anos. O novo censo também aponta nova queda no número de matrículas no ensino médio, a maior registrada nos últimos seis anos.

Em 2015, o país registrou 8.074.881 matrículas nesta etapa de ensino nas redes pública e privada, redução de 2,7% em relação ao ano anterior, quando havia 8.300.189 matriculados no ensino médio. Para comparação, entre 2013 e 2014, a queda foi de 0,15%. 

A evasão escolar ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola e se caracteriza o abandono escolar. Historicamente, ele é um dos tópicos de debates e análises sobre a educação pública. “Um problema sério é a questão socioeconômica, pois muitos alunos saem da escola para buscar uma renda familiar, então ele acaba abandonando a escola em função disso, mas a escola precisa garantir esse direito do aluno, que é o direito à educação e de qualidade. A escola não pode ficar parada diante desse quadro de evasão”, frisou o coordenador pedagógico Ival Rabelo. 

Segundo a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em todo o Pará, de cada 10 estudantes que ingressam no ensino fundamental, apenas três concluem o ensino médio. “Contribuem para esse cenário a falta de incentivo familiar e na escola, necessidade de obtenção de renda para a família, gravidez precoce e uso de drogas e bebidas alcoólicas. O racismo também é uma das causas da evasão escolar”, ressaltou o secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva. 

No entanto, Silva destacou que, de 2014 para 2015, houve redução na taxa de evasão escolar de 7,2% no Estado e ações são articuladas com outros órgãos para reverter o quadro. 

“Esse é um dos resultados do Pacto pela Educação no Pará, cuja meta até 2017 é aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 30%. O movimento que a Seduc vem realizando é vinculado a essa iniciativa e temos parcerias com órgãos como o Tribunal Regional do Trabalho, articulação para proporcionar que os alunos possam continuar seus estudos e como menores aprendizes”, disse o secretário adjunto de ensino no Pará, José Roberto Silva. Outra parceria lançou o programa “Família e Cidadania”, para discutir e orientar professores, alunos e família sobre a evasão. O programa atuará em 40 escolas com baixo Índice do Ideb, das quais 20 são atendidas com reuniões específicas, este mês, e as demais em agosto.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!