MENU
Anestesistas suspendem indicativo de paralisação após pagamento da Prefeitura
12/12/2018 06:11 em Notícias

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) informou, na noite desta terça-feira, 11, que a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), depositou no mesmo dia a outra parte do pagamento para Cooperativa do Anestesiologistas do Pará (Coopanest-PA). Conforme acordado entre os órgões, a categoria decidiu suspender a paralisação dos serviços fornecidos a rede municipal de saúde.

Se houvesse a suspensão das atividades, entre os estabelecimentos afetados estariam os Hospitais de Prontos-Socorros Humberto Maradei Pereira, no Guamá, e da travessa 14de Março, no Umarizal, e o Hospital Municipal de Mosqueiro. Além de todo o sistema de atendimento eletivo do Sistema Único de Saúde (SUS) até nos hospitais privados conveniados ao SUS. Ficariam prejudicados ainda os ambulatórios de cirurgias, como oftalmológicas, em especial as de catarata.

Segundo Wilson Machado, diretor de Comunicação e Tributação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), os anestesistas estavam com salários atrasados entre desde junho até novembro deste ano. Por isso, às 19h da última segunda-feira, 10, eles ameaçavam paralisar as atividades, se os pagamentos não fossem colocados em dia.

"Como até esta segunda (10), às 19h, não apareceu nenhum depósito na conta da Cooperativa, eles ameaçaram suspender os serviços para que os anestesistas tentassem trabalhar em outros lugares e terem dinheiro para pagarem suas contas. Mas, às 17h do mesmo dia, o titular da Secretaria de Saúde, Sérgio Amorim, ligou para a Cooperativa informando que estava fazendo o depósito de parte da dívida e enviou o comprovante. Amorim disse que a outra parte seria feita nesta terça (11) e apelou pela não suspenção na prestação dos serviços", afirmou o dirigente do Sindmepa, que acompanha a situação.

Ainda segundo Machado, a presidência da Cooperativa manteve o funcionamento dos serviços normais, porém, não estava descartada a possibilidade de suspensão, caso a Prefeitura não cumprisse a promessa. "Mas, se os depósitos que ficaram de serem feitos ainda nesta terça não aparecerem, pode haver suspensão nos serviços. Então, estamos acompanhando e na expectativa disso", disse.

Em nota, a Sesma esclarece que "já negociou com a Coopanest-PA. Em contrapartida, a cooperativa garantiu a manutenção dos serviços na rede municipal de saúde".

São cerca de 40 médicos anestesistas envolvidos nessa situação. Para cada plantão, que dura seis horas, são pagos R$ 700,00 brutos.

COMENTÁRIOS