MENU
Celebrações relembram os 14 anos do assassinato de Dorothy Stang
13/02/2019 22:46 em Notícias

Assassinada há 14 anos, a agente pastoral Dorothy Stang teve sua morte relembrada na terça-feira (12).

Como veio a tornar-se tradição, no dia da morte de Dorothy é realizada também a cerimônia de crisma na comunidade de Anapu, Estado do Pará, município onde a missionária foi morta e que está localizado às margens da Rodovia Transamazônica.

Ao todo, sete pessoas foram crismadas em meio à programação em memória ao dia 12 de fevereiro de 2005. As atividades foram realizadas no Centro São Rafael, local onde o corpo de Dorothy está sepultado.

A reportagem é de Mário Manzi, publicada por Comissão Pastoral da Terra - CPT.

O dia de memória pela morte de Dorothy é também ocasião para relembrar a luta pela terra e pela floresta, que permitiu a milhares de famílias a possibilidade de cultivar a terra coexistindo com o respeito à floresta. As manifestações também lembram a morte das trabalhadoras e trabalhadores rurais assassinados em decorrência da luta pela terra.

A CNBB de Belém também fez memória aos 14 anos de assassinato de Dorothy, realizando uma celebração no ultimo dia 12.

14 anos

Dorothy Stang foi executada com seis tiros, no lote 55 do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) – Esperança, no dia 12 de fevereiro de 2005. O assassinato foi encomendado, em decorrência da disputa por terras que pertencem à União, por dois fazendeiros, Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão.

COMENTÁRIOS