MENU
Força-tarefa do Estado vistoria barragem de Mina do Sossego
13/03/2019 18:39 em Notícias

Até abril, expectativa é avaliar 56 estruturas de barragens em todo o Pará

Com informações da Semas

Barragem em Canaã dos Carajás: 42 metros de altura e 108 milhões de metros cúbicos de resíduos 

Integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Defesa Civil do Pará acompanham nesta quarta e quinta-feira a vistoria de técnicos da SEMAS às barragens do complexo da Mina Sossego, em Canaã dos Carajás. A vistoria faz parte do Grupo de Trabalho de Segurança em Barragens, criado pelo governo do Estado.

O titular da Semas, Mauro Ó de Almeida e o comando da Defesa Civil Estadual, representado pelo Tenente Coronel Jayme Benjó, também integram a equipe. Nesta quarta, as equipes da Semas e Defesa Civil avaliarão não apenas a barragem da Mina Sossego, mas também as estruturas de contenção de fino (diferentes diques) do empreendimento, que explora concentrado de cobre.

A barragem da Mina Sossego, em Canaã dos Carajás, tem cerca de 42 metros de altura e capacidade de concentrar aproximadamente 108 milhões de metros cúbicos de resíduos.

Os dados são do Relatório de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre potencial de risco das barragens Águas (ANA) divulgado no fim do ano passado, com informações de 2017.

VISTORIAS

O cronograma de visitas do Grupo de Trabalho de Segurança em Barragens seguirá até o dia 5 de abril de 2019.

A expectativa é que, durante esse período, sejam avaliadas 56 estruturas de barragens em todo o Estado.Para isso, a força-tarefa montada foi dividida em cinco grupos que atuarão nas regiões Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas, Paragominas e Barcarena.Segundo a Semas, até o momento, não existem motivos para a população se preocupar com as barragens no Estado.

COMENTÁRIOS