MENU
Agente prisional é flagrado com material entorpecente na central de triagem
17/03/2019 06:54 em Notícias

Bruno Rafael Soares do Nascimento foi preso em flagrante

Segundo a direção da unidade, o servidor já trabalhava na Susipe há dois anos e estava na CT da Cremação há três meses. (Fábio Costa / O Liberal)

O agente prisional Bruno Rafael Soares do Nascimento foi preso em flagrante, na manhã deste sábado (16), durante a troca de turno na Central de Triagem da Cremação (CT), em Belém. O servidor estava com uma grande quantidade de substâncias entorpecentes. Durante a troca de plantão todos os agentes prisionais passam por uma revista (um procedimento padrão) quando foi detectada a presença da droga dentro da mochila do agente prisional.

Segundo a direção da unidade, o servidor já trabalhava na Susipe há dois anos e estava na CT da Cremação há três meses. O agente já foi encaminhado para a Seccional de São Brás, e seguiu para a Divisão de Crimes Funcionais (Dcrif). Após o exame de corpo de delito realizado no Centro de Perícias Renato Chaves, ele foi levado para o Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

O corregedor geral penitenciário, Renato Valle, está aguardando o recebimento do registro do boletim de ocorrência, do auto de prisão em flagrante e do laudo do exame de corpo de delito do agente prisional, para tomar as providências cabíveis. “A Corregedoria irá instaurar o devido procedimento administrativo em relação ao fato com respaldo no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Pará, que será imediatamente distratado do quadro funcional”, explicou o corregedor.

De acordo com o corregedor-geral Penitenciário, o ex-servidor penitenciário também poderá responder a processo criminal.

“O agente também fica sujeito a responder na esfera civil, penal além de administrativa, sendo que as penas podem ser cumulativas e independente entre si”, concluiu o corregedor.

O secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, garante que a Susipe irá cobrar deveres também dos servidores. “Teremos o mesmo rigor com os servidores que cometam infrações ou crimes, como com os internos que transgridam regras e normas dentro das casas penais. Quando eu falo de restabelecer a disciplina no cárcere, essa disciplina vale pro preso, pro agente, pro diretor de presídio. Evidentemente que nos chama a atenção que não é possível que em unidades prisionais que têm equipamentos como raios-x e body scan, por exemplo, durante nossas revistas sejam encontrados celulares, bebidas alcoólicas e drogas. O nosso servidor penitenciário também precisa ter um encontro com a disciplina e com a lei. Esperamos que a prisão desse agente sirva de exemplo. O Estado não vai ser conivente com nenhum tipo de prática irregular”, concluiu o secretário.

 

 

Fábio Costa / O Liberal

COMENTÁRIOS