MENU
Maternidade e centro cirúrgico entram em operação nesta segunda-feira (01) no HGP
28/07/2016 16:05 em Notícias

Nesta segunda-feira (01), iniciam as atividades no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) com o funcionamento da maternidade municipal e do centro cirúrgico. A abertura do hospital para atendimento à população foi prorrogada devido a uma questão técnica referente à disponibilidade de oxigênio.

“Por recomendações técnicas, a empresa fornecedora de oxigênio precisou fazer uns ajustes para disponibilizar esse gás medicinal na estrutura do HGP, em função disso, tivemos que prorrogar do dia 25 de julho para primeiro de agosto o início dos serviços”, informou Juranduy Soares Granjeiro, secretário municipal de saúde.

Neste primeiro momento serão disponibilizados 100 leitos para atendimento na maternidade e de cirurgias eletivas. No caso das grávidas o pré-natal continuará sendo realizado nas unidades de saúde e o parto no HGP, que possibilitará uma assistência de qualidade em função da estrutura disponibilizada.

Ainda de acordo com o titular da Semsa o cronograma de funcionamento dos demais serviços de saúde que serão ofertados no HGP está mantido. Dia 10 de agosto iniciará o funcionamento das Unidades de Tratamentos Intensivo (UTI) neonatal, infantil e adulto.

“Pela primeira vez em Parauapebas a população terá acesso a serviço de alta complexidade. Quantos dos nossos pacientes já precisaram ser removidos às pressas para outros municípios por falta de um UTI em nosso município? Essa realidade está sendo mudada, graças aos investimentos realizados e a entrega do HGP”, destacou o secretário de saúde.

Ainda sobre o cronograma de funcionamento do novo hospital, está marcado para o dia 10 de setembro o início dos serviços de hemodiálise, cuja estruturação está sendo realizada com apoio de profissionais que já atuam nos centros de diálise dos municípios de Marabá e Ulianópolis, além da equipe do próprio município. O cronograma encerra com o funcionamento da agência transfusional, programado para dia 02 de outubro.
 
Texto: Karine Gomes
Fotos: Anderson Souza

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!