MENU
Primeira parcela do 13º salário sai no dia 25
17/08/2016 10:38 em Notícias

A partir do dia 25 desse mês, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai liberar a primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas. O benefício deve chegar a 650 mil pessoas no Pará e a previsão é que os recursos injetados na economia do Estado cheguem a R$ 340 milhões. É com esse montante que o comércio espera contar para aquecer as vendas locais, mesmo que boa parte do pagamento deva ser usada para o pagamento de dívidas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sin-dilojas/PA), Joy Colares, os empréstimos consignados realizados pelos aposentados e pensionistas ao longo do ano farão com que pouco dessa renda seja gasto com o consumo . “Menos de 10% vai para o gasto em consumo . Sendo que, dessa pequena porcentagem, muitos vão priorizar poupar”, explica.

Colares explica que, mesmo assim, isso ajuda a economia local, pois é dinheiro a mais que circula no comércio . “Mesmo que o gasto direcionado ao consumo novo seja escasso, isso não deixa de gerar economia, pois automaticamente o dinheiro começa a circular”, explica. Nesses casos, a fórmula está na negociação ou, como conhecemos, a famosa pechincha. “Sempre tem um jeito para deixar o cliente satisfeito . O mais indicado é a negociação de ambas as partes, gerando um acerto para que todos saiam satisfeitos”, orienta o presidente.

BALANÇO

O que o setor quer é recuperar o balanço do primeiro semestre deste ano. Segundo Joy, até agosto as vendas caíram 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais segmentos atingidos foram o de móveis e eletrodomésticos, que venderam 35% a menos em 2016.

O que fazer com o 13º salário:

VEJA 5 DICAS:

• Dinheiro extra, no geral, não deve ser utilizado totalmente para quitar dívidas nem para fazernovas compras. É preciso poupar um pouco, destinando-o para a realização dos sonhos.

• É preciso fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, anotar todos os gastos ao longo de um mês,separando-os em categorias (alimentação, combustível, vestuário, etc.). Sabendo se é endividado,equilibrado ou investidor, é mais fácil descobrir o que fazer com o 13º.

• Se estiver endividado, antes de sair usando o 13º para pagar, converse com o credor e tenterenegociar, para conseguir descontos e/ ou melhores condições de pagamento. As taxas dejuros não devem passar de 2,5% ao mês.

• Os que estão equilibrados são aqueles que não possuem dívidas, mas também não conseguempoupar. É de extrema importância que se tenha uma reserva financeira, para onde deve serdestinada ao menos uma parcela do 13º salário.

• Para os investidores, mesmo que ainda iniciantes, a opção mais indicada para utilizar o 13º écontinuar investindo, tendo sempre um objetivo.(Fonte: Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Associação Brasileira deEducadores Financeiros (Abefin)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!