MENU
Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo para o Fórum Econômico Mundial
05/10/2016 09:18 em Notícias

 

Índice de corrupção elaborado pelo Fórum Econômico Mundial aponta o Brasil como o quarto país mais corrupto do mundo, atrás apenas do Chade, da Bolívia e da Venezuela, que lidera o ranking.

O indicador foi feito a partir de pesquisa com 15.000 líderes empresariais de 141 economias do mundo. As três perguntas feitas a esses executivos foram: "O quanto é comum o desvio de fundos públicos para empresas ou grupos?"; "Como qualifica a ética dos políticos?"; e "O quanto é comum o suborno por parte das empresas?".

Em uma escala de um a sete, em que, quanto maior a nota, maior é a transparência, o Brasil recebeu 2,1, segundo análise publicada pela Business Insider. Entre as 10 nações mais corruptas do ranking do Fórum Econômico Mundial, cinco são latino-americanas: Venezuela, à frente, com nota 1,7; Bolívia, com 2; Brasil e Paraguai, ambos com 2,1; e República Dominicana, com 2,2.

Um relatório do Fórum publicado em junho assinalava a corrupção como o maior problema que a América Latina precisa enfrentar, segundo seus líderes políticos e empresariais. Escândalos como o da Petrobras, no Brasil, as acusações contra a ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner e o suborno de que é acusado o ex-governante guatemalteco Otto Pérez-Molina mantiveram a região estagnada, nesse aspecto, em relação aos índices de 2014 e 2015.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!