MENU
Cerca de 2 milhões devem receber o 13º no Pará
30/11/2016 09:08 em Notícias

ermina hoje o prazo para que as empresas paguem a 1ª parcela do 13º salário aos trabalhadores. No Pará, cerca de 2 milhões de pessoas devem receber, injetando quase R$ 4 bilhões na economia do Estado com as duas parcelas. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), o valor representa cerca de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e um crescimento de mais de 12% em relação ao 13º salário pago em todo o Pará, no ano passado.

Supervisor técnico do Dieese/PA, o economista Roberto Sena explica que o estudo sobre os impactos do pagamento leva em consideração os trabalhadores do mercado formal, setores público e privado, aposentados e pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “O numero de pessoas beneficiadas este ano teve uma pequena queda de 0,85% em relação aos abrangidos pelo pagamento em 2015”, diz Sena. “Isso se deve aos reflexos da crise sobre o mercado de trabalho”, acrescenta.

PARCELA

A 1ª parcela corresponde à metade do salário integral do trabalhador no mês de outubro – para quem foi contratado até dia 15 de janeiro deste ano. Quem foi admitido após esse período, terá o pagamento proporcional aos meses trabalhados. A 2ª parcela, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro, terá os descontos semelhantes ao pagamento normal, como a contribuição ao INSS e Imposto de Renda. 

Além disso, caso o trabalhador tenha recebido algum aumento, a diferença será paga nesta parcela. Roberto Sena estima que a economia paraense está em passos lentos em comparação ao ano passado. Por isso, ele acredita que algumas empresas enfrentem dificuldades para cumprir o calendário de pagamento do 13º salário.

O QUE FAZER COM O 13º

Pagar todas as dívidas pendentes

Se sobrar dinheiro, comprar à vista

Separar uma parte do 13º salário (se for possível) e aplicá-lo na poupança.

Fonte: Roberto Sena - Dieese

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!