MENU
Pará já teve 48 ataques a agências bancárias
06/12/2016 09:30 em Notícias

Até ontem, foram registrados 48 ataques a bancos no Pará, sendo 36 consumados e 12 tentativas, somente em 2016. Os dados são do Sindicato dos Bancários. Com a chegada do mês de dezembro, que atrai o maior fluxo de pessoas nas agências, por conta do pagamento do 13º salário, a categoria teme que as ocorrências aumentem. “Os números a cada dia sobem, e funcionários e clientes continuam sendo vítimas da criminalidade” relata Gilmar Santos, diretor de saúde do sindicato.


Este mês, 2 ocorrências já foram registradas no Estado (ver box). Para Gilmar, falta um planejamento eficaz para conter as ações das quadrilhas, que estão mais especializadas e organizadas nas ações contra os bancos. “Não aguentamos mais a insegurança no Estado. Isso tem de parar”, reforça.

INTERIOR

As agências bancárias do interior do Estado são consideradas mais volúveis aos assaltos com reféns e com mais violência. Segundo o sindicalista, os bandidos provocam o pânico, pois as pequenas cidades tem um efetivo de policial mínimo, de difícil acesso, tanto na distância, quanto na locomoção, o que facilita a fuga das quadrilhas. “Não há uma região mais específica. O interior, no geral, é o maior alvo”, destaca. 

Para tentar coibir essas ações, o Sindicato pede ajuda do Governo do Estado para definir estratégias em um Grupo de Trabalho.

“Precisamos unir forças de todos para conter a situação”, diz. Uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (Segup) deve ser agendada para os próximos dias. O DIÁRIO procurou a assessoria da Polícia Civil sobre as ações para evitar os assaltos, mas até o fechamento desta edição, não teve retorno. 

OCORRÊNCIAS  NO PARÁ

2016 (até novembro)

48 ataques a bancos
36 consumados
12 tentativas

2015

57 ataques a banco
38 consumados
19 tentativas

2014

54 ocorrências
32 consumadas
22 tentativas.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Pará

ROUBOS RECENTES - DEZEMBRO

- Icoaraci: A agência do Banco do Brasil foi arrombada às 23h, no último sábado (3). Os policiais militares foram acionados, mas quando chegaram ao local nenhum suspeito foi encontrado. 
- São Félix do Xingu: Cerca de 15 homens chegaram atirando em direção ao Banco do Brasil no fim do expediente da última sexta-feira (2). Eles renderam clientes e funcionários. Os assaltantes fugiram em uma caminhonete levando reféns, que foram liberados na cidade de Tucumã. Veículos foram incendiados durante a fuga.

(Fonte:DOL)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!