MENU
Pesquisa de preço aponta reajuste médio de 7,3% nas mensalidades escolares para 2017 em Parauapebas
09/12/2016 09:03 em Notícias

Enquanto na capital do Estado os órgãos de defesa do consumidor e o Sindicato das Escolas Particulares ainda não entraram em consenso com relação ao percentual de reajuste para as mensalidades escolares de 2017, em Parauapebas, as escolas já definiram suas tabelas de preços. Alguns estabelecimentos estão trabalhando com um percentual menor que o da inflação para conquistar e manter alunos.

Em uma pesquisa de preços realizada pelo blog junto a cinco escolas particulares do município, o percentual de reajuste da mensalidade de educação infantil para 2017 ficou em média 7,3% e os valores para o nível fundamental não estão muito distantes disso. “Diferente dos anos anteriores, neste tivemos que trabalhar com um percentual menor que o da inflação acumulada, a crise bateu forte e precisamos manter nossos alunos e conquistar novos”, destacou a atendente de uma das escolas pesquisadas.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a inflação acumulada em novembro desse ano, levando em consideração os últimos 12 meses, ficou em 7,14%. Cada estabelecimento de ensino deve estruturar seus preços levando em consideração o percentual da inflação, avaliação dos custos e dos possíveis investimentos. Caso seja constada prática de aumento abusivo das mensalidades escolares, o Procon pode notificar a escola.

“Para verificar se a empresa pratica preços considerados abusivos, a gente compara com o percentual de aumento das mensalidades escolares definidos para a capital, que também vale para todo o Estado. A perspectiva para 2017 é que esse percentual seja fechado em 12%”, informou Evellyn Salomão Melo Moutinho, coordenadora do Procon em Parauapebas.

Desafio para manter e conquistar alunos

Em função do grande número de desempregados na cidade, é possível que muitos pais decidam mudar seus filhos das escolas particulares para as públicas, ou, procurem escolas que ofereçam menores preços. Esse contexto tem incentivado os proprietários de estabelecimentos de ensino privado a investirem mais em publicidade e em promoções variadas.

Praticamente todas as escolas pesquisadas oferecem um desconto especial para pagamento das mensalidades escolares em dia. Uma delas propõe uma promoção bem tentadora: os pais que indicarem três novos alunos para se matricularem na escola ganham meia bolsa para o ano inteiro, e quem conseguir cinco novos alunos não paga nada de mensalidade escolar.

Entre as cinco escolas pesquisadas em Parauapebas, os preços praticados para a educação infantil variam entre R$380,00 e R$571,67.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!