MENU
Saiba como se recuperar dos gastos no Carnaval
10/02/2016 10:06 em Notícias

Para muitos o ano só começa após o Carnaval e a maioria dos gastos extras acontece no período das festas de fim de ano e o Carnaval, por isso as pessoas devem ficar atentas para que o orçamento não fique comprometido.

Então se você sentir a “ressaca financeira” bater em sua porta, não adianta ter sentimento de culpa,  e sim enfrentar o problema, e encarar a realidade de ter que ajustar a vida financeira.

Pensando nisso há algumas orientações para quem deseja mudar a realidade financeira neste momento.

Reverta a situação imediatamente, se gastou demais, lembre-se de tudo e escreva quanto e onde gastou, se observar que a situação realmente está crítica e que terá que se endividar para pagar tudo, veja o que pode ser postergado o pagamento sem juros, negocie. Caso não seja possível, busque linhas de créditos que ofereçam juros mais baixo, evitando limites de cheque especial ou cartão de crédito que possuem juros abusivos.

Planejamento é necessário: liste os ganhos mensais. Liste todas as despesas – fixas e variáveis. Avalie sua situação financeira. Há margem para novos gastos? Há pendências financeiras? Faça um esforço para identificar excessos, que geralmente representam 30% das despesas das famílias brasileiras. Evite a todo custo entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito.

Família unida: reúna-se com a família para definir os desejos de curto (até um ano), médio (até cinco anos) e longo (mais de 10 anos) prazo,  ou aqueles que pretendem ser realizados em 2015 e incorpore o valor mensal necessário para realiza-los no orçamento mensal do próximo ano. Subtraia o valor desses sonhos da receita. O saldo restante é o orçamento para as demais despesas mensais.

Para economizar e poupar sempre

 Pesquisar preço e comprar à vista: tudo que se compra em prestações paga-se mais caro. Já quem pesquisa o melhor preço paga menos e aumenta a chance de comprar à vista e obter desconto.

Pedir desconto: se um produto custa mil reais e pode ser parcelado em 10 vezes de 100 reais, certamente à vista custará de 10% a 20% menos.

Reter 10% dos rendimentos: para começar a construir a independência financeira, deve-se guardar 10% do que ganha. Com o tempo, pode-se partir para um plano de previdência privada para complementar o INSS.

(DOL)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!