MENU
Parauapebas é destaque no Cidades que Transformam
24/10/2021 11:10 em Política

“Rio para Todos” está entre as 10 melhores propostas do país no GNova da Enap

Parauapebas foi selecionada entre os 10 melhores municípios e projetos do país no programa do GNova Transforma – Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) concorreu com o projeto “Rio para Todos”. Outros 148 municípios de 20 estados também inscreveram seus desafios públicos no programa.

“Parauapebas já está se consolidando no ecoturismo e a ideia é potencializar ainda mais essa matriz econômica e utilizar o rio para gerar rentabilidade para a população de forma sustentável. Esse foi nosso desafio proposto ao Enap: auxiliar a gestão municipal a implementar políticas públicas que utilize nosso rio como ferramenta no desenvolvimento da economia sustentável, com responsabilidade, garantindo também sua proteção e conservação”, explicou o secretário da Semma, Sávio Santiago.

O governo municipal já conta com o Programa de Conservação do rio Parauapebas, que está em plena execução. Mês passado, a Assessoria de Comunicação da prefeitura lançou o documentário Rio Parauapebas, fruto da Expedição Rio Parauapebas – Conhecer para Conservar da Semma. Em setembro também foi realizada uma grande ação de limpeza. A ação Rio Limpo contou com mais de 100 voluntários que em dois dias, durante cerca de 8 horas, recolheram aproximadamente 3 toneladas de lixo das margens e leito do rio.

Essas e outras ações foram planejadas e estão sendo executadas para garantir a preservação desse rio que é responsável por mais de 80% do abastecimento de água da cidade e que também é fonte de sustento e lazer para comunidades do seu entorno e da região. A partir de agora, o município avança no trabalho de proteção e conservação do rio.

Parauapebas receberá suporte técnico e metodológico para a execução do projeto “Rio para Todos”. Os custos orçamentários e financeiros para execução do projeto serão financiados pela Enap. A contrapartida da prefeitura será com a dedicação da equipe envolvida no projeto em horas técnicas na participação de oficinas e atividades de construção colaborativa da Enap.

As jornadas de inovação estão previstas para ocorrer a partir do próximo mês até novembro de 2022. A prefeitura municipal assinará um plano de trabalho para formalizará a parceria com a Enap. A expectativa é transformar Parauapebas em um case para outros municípios, a partir da diminuição da poluição às margens e no rio, do desenvolvimento e consolidação da bio-economia, da geração de empregos e renda, tornando Parauapebas em uma cidade mais sustentável e melhor para viver.

 

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

COMENTÁRIOS