MENU
Museus e centros culturais do Instituto Cultural Vale se dedicam à educação em novembro
04/11/2021 06:54 em Política

Museu Vale, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Vale Maranhão e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás apresentam programação gratuita com diálogos sobre educação, arte e cultura 

 

Para o Instituto Cultural Vale, museus e centros culturais são espaços de encontro, de convivência e de troca de conhecimentos fundamentais para a transformação social. Por isso, seus espaços uniram-se e, ao longo do mês de novembro, refletem sobre a educação e suas relações com a arte e a cultura. Juntos, Museu Vale (ES), Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) formularam, através de seus Núcleos Educativos, uma programação conectada e destinada a discutir e refletir sobre este universo. As atividades terão início na quarta-feira, 3, de forma gratuita e a programação completa está disponível nos sites de cada um dos espaços - listados abaixo. 

Para o primeiro módulo, o tema escolhido foi Pedagogias Decoloniais. Seminários, rodas de conversa, laboratórios e outras atividades prometem proporcionar momentos de troca e reflexão sobre as relações entre interculturalidade, relações étnico-raciais e educação no Brasil. Os encontros têm como objetivo o mapeamento de práticas transformadoras neste universo e são destinados a profissionais da educação, de mediação em espaços culturais e artistas em geral.

“É muito simbólico ver ações e práticas educativas, que já são realizadas há alguns anos pelos espaços culturais da Vale no Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará, se conectarem, complementarem e se abrirem, cada vez mais, para o diálogo e cocriação com seus diversos públicos. O Pedadogia Decoloniais é um convite para todos  continuarem experimentando, mesmo à distância, o museu como lugar de educação, de produção de conhecimentos e de muitos encontros”, afirma Flavia Constant, Gerente Executiva de Investimento Social e Cultura da Vale

 

Através de diversos tipos de olhares, as atividades convidam a refletir sobre as diferentes realidades brasileiras e o alcance que diálogos sobre o tema têm ao ampliar perspectivas e visões de mundo. Dentre os nomes confirmados na programação estão Dodi Leal, travesti educadora, professora, performer e pesquisadora em Artes Cênicas; Mestre Vitalino, artesão autodidata e integrante da Banda de Congo Mestre Honório da Barra do Jucu; o Coletivo de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós; o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, dentre outros. 

 

Pedagogias Decoloniais

Nos últimos anos, a complexidade das relações entre educação e diferenças culturais tem sido objeto de inúmeros debates, reflexões e pesquisas, no Brasil e em todo o continente latino-americano. Decolonizar na educação é construir outras pedagogias além da hegemônica. 

 

O termo Pedagogias Decoloniais foi cunhado pela linguista Catherine Walsh, que junto a outros pesquisadores e intelectuais latinoamericanos, criou o grupo de pesquisa Modernidade/Colonialidade para discutir as dinâmicas coloniais do poder, do saber e do ser. O grupo reflete de maneira crítica e questiona os processos históricos do colonialismo como a dominação, exclusão, hierarquização, imposição e legitimação de práticas e saberes, acima de outras que, com o passar do tempo, são segregadas e acabam desaparecendo.

 

Espaços culturais do Instituto Cultural Vale

 

Centro Cultural Vale Maranhão (MA): ccv-ma.org.br

Memorial Vale Minas Gerais (MG): memorialvale.com.br

Museu Vale (ES): museuvale.com

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA): casadaculturacanaa.com.br

COMENTÁRIOS