MENU
Parauapebas realizará segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana
11/02/2022 06:47 em Política

No dia 24 de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Parauapebas realizará, de forma virtual, a segunda audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana do Município (PMU), afim de saber os anseios da população acerca dos meios de locomoção dentro da cidade, incluindo o sistema de transporte municipal, ciclovias, calçadas, entre outros elementos.

O estudo técnico é realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), e o plano está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). O edital de convocação para a audiência foi publicado nesta quinta-feira, 09, e pode ser conferido aqui.

Após a realização da primeira audiência pública, no dia 1º de dezembro de 2021, a Coordenação de Engenharia da Semsi publicou as respostas das perguntas recebidas pela administração pública enviadas pela população. Ao todo, 96 questionamentos foram respondidos; é possível conferir as respostas aqui.

Durante a primeira audiência pública, foi apresentado o relatório de diagnóstico das condições de locomoção municipal, dentre os vários modais existentes, elaborado após pesquisas e visitas técnicas em diferentes localidades do município, servindo como ponto focal no desenvolvimento do plano.

A próxima audiência vai apresentar o estudo técnico acerca do prognóstico, estratégias e propostas para a melhoria da mobilidade urbana, o que inclui diversos elementos, dentre eles, o transporte de passageiros e cargas, modais ativos de locomoção, como por exemplo, o ciclismo e a caminhada dentro do perímetro urbano, contemplando até a zona rural de Parauapebas. Foram traçados cenários possíveis para o sistema de mobilidade no município, tal qual uma análise estratégica voltada para a atual situação e consequentes orientações estratégicas acerca da mobilidade. Esse estudo pode ser acessado aqui.

As audiências públicas são partes obrigatórias para construção do Plano de Mobilidade Urbana, servindo como instrumento democrático que garante a participação direta da população neste planejamento, bem como seu papel fiscalizador e avaliador, em consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana. É possível relembrar os temas a serem abordados na audiência pública aqui.

A audiência pública será iniciada às 19h do dia 24 (quinta-feira), com transmissão no perfil oficial da Prefeitura de Parauapebas no Facebook. Um espaço on-line para sugestões está disponível para receber contribuições, críticas e informações adicionais para o aprimoramento do projeto do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Parauapebas. Clique aqui para acessar!

A segunda audiência pública ocorrerá inteiramente em ambiente virtual por conta de recomendações da administração pública acerca do combate à transmissão da covid-19 e síndromes gripais, que têm crescido nas últimas semanas.

Texto: Juliano Corrêa/Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP

COMENTÁRIOS