MENU
Operação combate exploração ilegal em terra indígena
07/06/2022 14:31 em Política

PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão na operação "Donos da Terra", que combate desmatamento e garimpo ilegal na terra indígena Ituna Itatá, no sudoeste do Pará

 

Com informações da Polícia Federal

O combate ao desmatamento, garimpo ilegal e outros crimes ambientais no Pará segue sendo feito em operações realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Funai, Força Nacional e Polícia Federal.

 

A PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (7) na operação "Donos da Terra", que visa combater o desmatamento e o garimpo ilegais na terra indígena Ituna Itatá, no sudoeste do Pará, entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio.

 

Ao todo, foram mobilizados 40 policiais federais em aeronaves, embarcações e viaturas, para coibir crimes ambientais e contra a ordem econômica, com penas de até 14 anos de reclusão.

 

A operação "Donos da Terra" faz parte de um conjunto de ações chamado operação Guardiões do Bioma, que visa cumprir os acordos internacionais firmados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

 

A terra indígena Ituna Itatá foi a mais desmatada em 2019, de acordo com monitoramento de satélite feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Nos quatro primeiros meses de 2020, foram destruídos mais de 1.300 hectares de floresta nos territórios indígenas, um aumento de quase 60% se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Ituna Itatá liderou a lista com 397 hectares desmatados, segundo o INPE. Boa parte do desmatamento é resultado da extração de ouro, feita com máquinas pesadas como balsas, dragas, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas. Tais equipamentos deixam um grande rastro de destruição no território.

COMENTÁRIOS