MENU
Cordel e Repente ganham maior visibilidade na 26ª Bienal Internacional do Livro
22/06/2022 20:19 em Notícias

A 26 ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 2 a 10 de julho, no Expo Center Norte, contará, em mais uma edição, com área exclusiva para ressaltar as artes do cordel, do repente e da xilogravura e seus produtores, visando a sustentabilidade dessas práticas e a transmissão de tais fazeres e saberes para as novas gerações.

 

Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro (CCL) e da Editora IMEPH, curadora da mostra “Cordel e Repente” no evento, afirma que a participação se reveste de maior expectativa com o retorno do evento presencial e integração da cultura nordestina, no principal encontro literário da América Latina. “Estamos ansiosos para retomar o contato com o público, artistas e leitores do mundo inteiro. Esta edição da Bienal será ainda mais especial, porque o país homenageado é Portugal, que foi de onde se originou o cordel”, salienta ela.

 

O ambiente do “Cordel e Repente” – que ocupará espaço de 350 m² - estará montado sobre uma carreta, adaptada como palco, para as apresentações dos repentistas e recitadores. Ao todo mais de 100 artistas estarão reunidos no espaço que se destina a dar voz a representantes de todos os estados nordestinos, com lançamentos de livros, apresentações musicais, rodas de leitura, oficinas de xilogravura, palestras, cordel e apresentações de repente.

 

O tema do estande nesta edição da Bienal será “Sertão de Carne e Alma, homenagem ao repentista, jornalista, poeta e pesquisador Rogaciano Leite – nas comemorações de seu centenário (1920/1969) - e é o reconhecimento da sua influência nas artes do cordel, do repente e no imaginário do sertão nordestino. O projeto de ambientação se baseia em elementos estéticos sertanejos, presentes na cultura nordestina.

 

Entre os nomes que participam das atividades no espaço, figuram renomados como:

 

Antônio Nóbrega, Antônio Francisco, Del Feliz, Francine Maria (participante doThe Voice Kids); Lirinha do Fogo do Cordel Encantado, Maciel Melo, Paola Torres, Drauzio Varela e Xangai. E uma rica lista de autores que dão destaque ao cordel e ao repente durante o evento: Aldy Carvalho, Amélia Albiquerque, Antônio Marinho, Bia e Miguel Marinho, Arlete Holanda, Benedita de Lazar, Cacá Lopes, Casemiro Campos, Cheemie Ferreira, Chico Feitosa, Cinthia Fonseca, Coletivo Teodoras do Cordel, Costa Senna, Cleia Lúcia da Silva, Cleusa Santos, Crispiniano Neto, Dani Almeida, Dennah Sossai, EdiMaria, Elaine Alves, Elielma Carvalho, Erivania Bernardino, Evaristo Geraldo, Fernanda Façanha, Gabrille Longobardi, Geraldo Amancio Graziela Barduco, Grupo Cordel Cantante, Helena Leite (filha do homenageado Rogaciano Leite ), João Gomes de Sá, João Paulo Resplandes, Jonas Sumaúma, José Santos, Julie Anne Oliveira, Keitiane Oliveira, Kelly Rosa, Klevison Viana, Leila Freitas, Lenir Sá do Vale Carvalho, Lucélia Borges, Lu Vieira, Luciana de Paula, Luciano Braga, Marco Haurelio, Maria Clara Psoa, Maria Rosa, Mariane Bigio, Maviael Melo, Monica Mota, Moreira de Acopiara, Nilza Dias, Nireuda Longobardi, Pablo Gregório, Paulo de Tarso, Pedro Monteiro, Pollyana Gama, Pri Barbosa, Rafael Brito, Rafael Limaverde, Raphael Moura, Renan Mendes, Rodrigo Sestrem, Rouxinol do Rinaré, Samuel de Monteiro, Socorro Lira, Saniere Rios, Theognis Florentino, Tião Simpatia, Tin Tin Alves, Wagner Cortez, Valderio Costa, Varneci Nascimento.

 

A 26a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Itaú Cultural, BIC, ZAP Imóveis, E.M.S, AON, Suzano (Naming Right da Arena Cultural), Klabin, MVB e Submarino.

 

Para conferir a programação a completa da 26ª Bienal Internacional do Livro, acesse: https://www.bienaldolivrosp.com.br/

COMENTÁRIOS