MENU
CONTAS: Disperdício de energia afeta financanças em residências
13/03/2017 08:17 em Notícias

O martírio no orçamento de muitos donos e donas de casa e de estabelecimentos comerciais é a chegada do boleto da conta de energia elétrica. Os valores só aumentam e os usuários ficam cada vez mais preocupados. A Celpa divulgou que é possível economizar no final do mês, mas é necessário que os consumidores estejam antenados quanto aos desperdícios e ao uso de seus aparelhos e eletrodomésticos.

De acordo com dados divulgados pela Celpa, os refrigeradores de ar ainda estão no topo da lista dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Os aparelhos podem representar de 40% a 50% da conta de energia residencial. Para se ter uma ideia, um ar condicionado do tipo Split menor ou igual da 10 mil BTUs, consome cerca de 192,28 kWh se ligado 8 horas por dia durante 30 dias. Em valores, esse consumo vai representar em torno de R$ 107,52; considerando a tarifa de energia da área de concessão da Celpa, sem os tributos, taxas e outros encargos. 

Conforme explica o líder de eficiência e inovação da Celpa, Hugo Cardoso, uma das alternativas é comprar aparelhos com funções específicas. “Quando o aparelho de ar condicionado ficar ligado por longos períodos, é importante que eles possuam a função “inverter”. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Além disso, os filtros devem ser limpos periodicamente e as portas e janelas devem estar fechados durante o uso”, orientou.

Logo em seguida em termos de gastos, aparecem as geladeiras com a fatia de 30% do total da conta de energia. Já a iluminação residencial pode representar até 25% dos custos mensais. Entram, ainda, para a lista, o ferro de passar roupa, a bomba d’água, a máquina de lavar roupa e o chuveiro elétrico. Mas o consumo racional e a adequação de alguns hábitos podem ajudar a manter o orçamento doméstico sob controle no que diz respeito aos gastos com energia.

No caso da geladeira, a borracha deve garantir uma boa vedação da porta e estar em boas condições de uso. A parte traseira do eletrodoméstico jamais deve servir para secar roupas e o ato de guardar alimentos quentes deve ser evitado. Já em relação ao ferro de passar roupa, ele deve ser utilizado com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. A dica é deixar acumular as roupas para que sejam passadas todas de uma vez.

Na iluminação da casa, o ideal é não acender lâmpadas durante o dia e aproveitar, ao máximo, a luz natural. A iluminação de LED são as mais indicadas para quem busca maior durabilidade e economia. A lâmpada dessa categoria pode durar até 25 vezes mais que uma incandescente e 10 vezes mais que uma fluorescente, por exemplo.  A economia é em cerca de 80% na conta de energia.

A principal orientação na hora de comprar eletrodomésticos é que o consumidor verifique se o mesmo apresenta no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, a indicação na categoria “A” (mais eficiente). Isso indica que são os mais econômicos.

Para observar o consumo de eletrodomésticos de uso residencial, o site da Celpa (www.celpa.com.br) disponibilizou um simulador de consumo. Nessa área do portal, é possível visualizar a planta de uma residência e indicar quais os eletrodomésticos que utiliza no dia a dia em cada cômodo, assim como o período de uso. A partir daí será gerada uma estimativa da quantidade de kWh consumidos no mês de acordo com a potência de cada aparelho.  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!