MENU
PF realiza operação no Pará e em outros estados para coibir a ação de ‘laranjas’
02/08/2022 18:21 em Notícias

Nesta terça-feira, 2, a Polícia Federal deflagrou a operação “Não Seja um Laranja” que tem como objetivo coibir a ação de pessoas que cedem contas bancárias a criminosos. Ao todo, 43 mandados de busca e apreensão serão cumpridos no Pará e em mais 13 estados.

 

A operação tem apoio das Polícias Civis do Pará, Distrito Federal e São Paulo. As fraudes bancárias investigadas somam mais de R$ 18 milhões. Os suspeitos podem responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

 

Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Pará, Distrito Federal, São Paulo, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos.

 

A Polícia Federal alerta a sociedade que: emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

 

A operação realizada pela Polícia Federal tem cooperação com as Polícias Civis e instituições bancárias, por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com informações da Ascom Polícia Federal

COMENTÁRIOS