Ação ocorrerá na terça-feira (10), na Aldeia Yetá, com serviços gratuitos para a comunidade Aikewara na Aldeia Yetá, dia 10, das 8h às 15h
Com informações Ascom INSS
A Gerência Executiva do INSS em Marabá realizará uma ação de cidadania para o povo Aikewara na próxima terça-feira (10), oferecendo serviços públicos de forma gratuita a comunidade. A ação ocorrerá das 8h às 15h na Aldeia Yetá, situada na Terra Indígena Sororó, no município de São Domingos do Araguaia, com previsão de atendimento a cerca de 70 pessoas.
Coordenada pelo INSS, a iniciativa contará com a participação de representantes da Receita Federal, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e da Justiça do Trabalho (de forma remota).
“Cumpriremos a missão institucional e social do INSS de levar o atendimento previdenciário a todos os cidadãos, alcançado os povos tradicionais que possuem tantas limitações geográficas, culturais e históricas para acessar os seus direitos”, declarou Fabrício Oliveira, gerente-executivo do INSS em Marabá.
A Terra Sororó é habitada por cerca de 600 indígenas das aldeias Sororó, Yetá, Itahy, Tukapehy, Ipirahy, Awussehe, Kamassyron e Pame'Ygara, abrangendo os municípios paraenses de São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Marabá.
Serviços Disponíveis:
Emissão de senha Gov.br para acesso a benefícios e serviços do Governo Federal;
Solicitação de BPC/LOAS (benefício assistencial para pessoas com deficiência e idosos);
Remarcação de perícias médicas;
Exclusão de descontos de associações/sindicatos em aposentadorias;
Impressão de histórico de empréstimo consignado;
Avaliação social para BPC/Loas e orientações sobre benefícios assistenciais;
Consulta de situação de requerimentos no INSS;
Solicitação de salário-maternidade;
Atualização de dados cadastrais no INSS;
Bloqueio e desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados;
Inscrição, alteração e regularização de CPF;
Consulta de situação do CPF e do Imposto de Renda Pessoa Física.