MENU
Prefeitura de Parauapebas assina convênio para implantação do Campus da UEPA
11/03/2016 17:26 em Notícias

A Educação de Parauapebas teve mais uma grande conquista. Na tarde de ontem, quinta-feira (10), a Prefeitura, a Vale e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) assinaram convênio de cooperação visando a implantação de mais um Campus universitário no município. Depois da construção da Universidade Rural da Amazônia (Ufra) em 2014, agora é a vez da Uepa.

O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura, contou com a participação de representantes estudantis, de instituições de ensino públicas municipais e estaduais e particulares, cursinhos e universidades. Além do vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho, participaram da cerimônia, o reitor da Uepa, Juarez Antônio Simões Quaresma; o diretor de Operações Ferrosos Norte da Vale, Paulo César Horta Moreira; o prefeito, Valmir Queiroz Mariano; a secretária de Educação, Leila Lobato, entre outras autoridades.

Para o prefeito Valmir Mariano, a assinatura do convênio representa a realização de um sonho. “Estamos realizando um grande sonho, talvez o mais significativo desses três anos de trabalho. O que estamos fazendo no município é dando mais um salto qualitativo e quantitativo”. Ele também ressaltou o quanto tem buscado melhorias para a educação municipal: “Não vejo outra forma de desenvolver o município que não seja através da educação, por isso, tenho investido significativamente nessa área”.

O reitor da Uepa, Juarez Antônio Simões Quaresma, parabenizou o governo municipal pelo bom trabalho desenvolvido na área educacional. “É muito bom ver uma administração municipal cuidando muito bem da educação de seu povo, tanto na educação básica quanto superior”. O reitor também falou o quanto a Universidade está preparada para atender bem as suas demandas. “40% do nosso quadro de professores são doutores e até o final da gestão serão 60%”.

Já o vice-governador, Zequinha Marinho, falou da importância dos jovens terem acesso à educação próximo de suas casas e agradeceu a gestão municipal pela conquista. “Agradeço ao prefeito e a secretária, por lutarem incansavelmente por essa causa. Tenho orgulho em dizer que chegou o dia mais esperado por todos os jovens e estudantes deste município, a partir de agora, com a assinatura deste convênio, a Uepa será instalada em Parauapebas”.

INVESTIMENTOS

Serão destinados 20 milhões para a execução do projeto. O investimento será feito pela Vale, por meio do projeto Ramal Ferroviário. Caberá também à mineradora acompanhar a execução das obras. Já a Prefeitura ficará responsável pela elaboração do projeto executivo, juntamente com a Uepa, como também, pela aquisição da área, de 30 mil metros quadrados, além da coordenação e execução das obras.

O Diretor de Operações Ferrosos Norte da Vale, Paulo César Horta Moreira, mencionou o quanto a Vale tem contribuído com o desenvolvimento do município. “Este convênio é mais uma demonstração do compromisso da Vale com Parauapebas, que vem atender não somente um anseio antigo da juventude, como também, preencher uma lacuna importante na área educacional e somar ao importante trabalho desenvolvimento pelo município”.

CURSOS PREVISTOS

A secretária de Educação, Leila Lobato, falou sobre a importância de oferecer mais oportunidades de ensino superior no município, para que a cidade se torne um polo educacional e citou os primeiros cursos que estão previstos com a implantação do campus.

Segundo ela, devem ser implantados inicialmente os cursos de licenciatura em Letras com Habilitação em Libras, Matemática, Ciências da Religião e Música; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design com Habilitação em Projetos do Produto, Fisioterapia e Enfermagem.

“É importante ressaltar que Música é um novo componente da estrutura Curricular do ensino fundamental, de acordo com a legislação nacional, e queremos capacitar profissionais para atuarem na área”. Para a gestora, o campus trará muitas outras possibilidades. “Com o funcionamento da Uepa vai ser mais fácil conquistarmos outros cursos superiores, pós-graduações, mestrados e, quem sabe, doutorados”.

Reportagem: Messania Cardoso

Fonte: Pebinha de Açucar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!