MENU
Polícia Federal fará reconstituição das mortes em Pau D'Arco
04/07/2017 00:25 em Notícias

Participarão 60 atores na reprodução simulada, que será a maior já realizada pela PF

A Polícia Federal informou, na tarde de ontem, que inicia hoje (4) reprodução simulada para apurar as dez mortes decorrentes da ação policial na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D'Arco, no sudeste paraense.

Em nota, a PF destacou que há uma equipe específica em Redenção/PA composta por policiais federais, incluindo peritos criminais federais de Belém/PA e Brasília, policiais militares e peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Participarão 60 atores na ação, o que configura a maior reprodução simulada já realizada pela Polícia Federal.

As mortes aconteceram no interior da fazenda Santa Lúcia, a 60 km do perímetro urbano do município, no dia 24 de maio. Após isso, os 29 policiais civis e militares envolvidos no crime foram afastados, informou a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em um comunicado divulgado dois dias depois da decisão. Dentre os afastados, estão 21 policiais militares e oito civis, que relataram que foram recebidos a tiros pelos posseiros. Entretanto, nenhum policial ficou ferido.

Uma comitiva federal formada pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Darci Frigo, e um representante da Defensoria Pública da União esteve no Pará para buscar informações a respeito da chacina.

 

No dia 31 de maio, o Ministério da Justiça autorizou a Polícia Federal (PF) a acompanhar as investigações das mortes no município.

COMENTÁRIOS