MENU
Cinco pessoas são presas e mais de 600 toras de madeira apreendidas em Tucuruí
09/02/2019 06:22 em Notícias

Operação foi deflagrada pela Delegacia de Conflitos Agrários para combater crimes ambientais

 

Cinco pessoas foram presas em flagrante nesta sexta-feira (8) em Tucuruí, sudeste paraense, sob acusação de crime ambiental, durante operação deflagrada pela Polícia Civil do Pará. A ação também resultou na apreensão de mais de 600 toras de madeira de lei, incluindo a Castanheira, espécie em extinção e de extração proibida pela legislação brasileira.

Segundo a Polícia Civil, o objetivo da operação - realizada por meio da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Marabá - foi combater crimes ambientais. As investigações apontaram que a madeira era transportada sem autorização.

Além das prisões e retenção da carga, a equipe apreendeu três espingardas sem documentação legal.A ação policial da Deca teve início ainda na noite da quinta-feira (7), na zona rural de Tucuruí, e se estendeu ao longo da madrugada desta sexta, quando, por volta de duas horas, a equipe chegou até uma madeireira, na área urbana do município, para onde as toras eram conduzidas para serem serradas e comercializadas.

O estabelecimento não tinha qualquer autorização para funcionamento. Segundo o delegado Waney Alexandre, titular da Deca, a primeira medida da equipe foi apreender o caminhão que transportava a carga de madeira.

Quatro pessoas foram abordadas no local.

 

O veículo foi interceptado na zona rural da região, durante investigações efetuadas pela Delegacia. Em seguida, os policiais localizaram a área de onde as toras haviam sido extraídas. Seis pessoas que estavam no local fugiram no momento em que a equipe da Deca chegou ao local.

Um dos suspeitos teria chegado a disparar em direção aos policiais.No caminho de volta à área urbana de Tucuruí, as guarnições avistaram três homens que, ao perceberem a aproximação das viaturas, entraram rapidamente em um carro e tentaram fugir.

O veículo foi abordado e dentro dele foram encontradas as três armas apreendidas. Após a retenção do caminhão, os responsáveis pelo transporte da carga levaram os policiais até a madeireira, onde havia mais de 100 toras e também madeiras já serrada.

No local, funcionava uma serraria de grande porte da região. Ao todo, sete pessoas, entre elas um adolescente, foram detidas e encaminhadas à Seccional de Tucuruí para lavratura dos procedimentos policiais. Dos sete conduzidos, cinco homens foram autuados em flagrante.

Dois acusados irão responder por porte ilegal de arma de fogo e outros três por crimes ambientais, como destruição de unidade de conservação e comercialização de madeira em desacordo com a Lei.

Na manhã desta sexta-feira, a equipe da Deca entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Tucuruí para efetuar o procedimento de cubagem (conferência das quantidades de madeiras apreendidas).

COMENTÁRIOS