MENU
Uruará está em situação de emergência por interdição da Transamazônica
14/04/2019 07:34 em Notícias

 

Em 2017 e 2018, quando o rio Uruará encheu, foram necessários vários dias de prejuízo até que o nível da água baixasse

Grupamento Aéreo do Estado

O prefeito de Uruará, Gilson Brandão, decretou situação de emergência no município. Isso porque há desde a madrugada de quinta-feira (11), a rodovia BR-230 (Transamazônica) está interditada, no quilômetro 160. Assim como ocorrido em anos anteriores, a chuva intensa na região fez transbordar o rio Uruará, cobrindo a pista completamente.

Com a pista submersa, mesmo veículos mais altos não conseguem passar. Alguns condutores se arriscam e acabam ficando no prejuízo. Outros acabaram voltando para municípios mais próximos. Está sendo feita uma travessia de pedestres com pequenos barcos. Nos outros anos em que o rio encheu, o nível só baixou vários dias depois.

Pequenas embarcações estão sendo usadas para transportar pedestres

Pequenas embarcações estão sendo usadas para transportar pedestres (Gazeta de Uruará)As opções de rotas alternativas também não são as melhores. São vicinais e ramais sem estrutura. E ainda por conta das chuvas, esses acessos estão ainda piores.

Há pontes danificadas também pelo tráfego aumentado.Por enquanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não se pronunciou. Resta à população esperar o nível do rio Uruará diminuir mesmo. E por imagens feitas pelo Grupamento Aéreo do Estado, isso ainda pode levar mais alguns dias, pois o trecho alagado é extenso.

 

 

Por Victor Furtado, com informações do Blog Gazeta de Uruará

COMENTÁRIOS