MENU
Chacina no Guamá deixa 11 pessoas mortas e apenas um sobrevivente
19/05/2019 21:43 em Notícias

Seis homens e cinco mulheres estão entre as vítimas. Um homem sobreviveu e foi encaminhado para a UPA da Terra Firme.

Por Cláudio Pinheiro / O Liberal

Segundo informações da Polícia Militar, um total de 11 pessoas foram executadas na tarde deste domingo (19), por volta das 16 horas, em um estabelecimento de dois pavimentos chamado Wanda's Bar e Recepções, localizado na Passagem Jambu, entre as passagens Napoleão Laureano e Padre Mario Adalberto, no bairro do Guamá, em Belém.De acordo com o Tenente-Coronel Araújo, da Polícia Militar, o bar é um local de fachada e serve para o consumo de drogas, além de possuir rotas de fuga, o que dificulta a captura de suspeitos.

Ao todo as vítimas são seis homens e cinco mulheres, sendo que a maioria está sem documentos, o que dificulta a identificação dos corpos pela Polícia Civil e Instituto Médico Legal (IML).Viaturas da Polícia Militar ocuparam a via que dá acesso ao local da chacina e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) foi acionada para conduzir a única vítima que sobreviveu.

Além da Polícia Militar, agentes da Força Nacional também foram acionados para preservar a cena do crime até a chegada da Polícia Civil e peritos do IML. A "lei do silêncio" impera na área e são poucos os que comentam sobre o que aconteceu no estabelecimento comercial momentos antes e após os assassinatos. Os moradores dizem estar aterrorizados e temem possíveis represálias.

Identificação dos corpos.

Os nomes das vítimas confirmadas são:– Maria Ivanilza Pinheiro Monteiro, conhecida como "Wanda" e proprietária do bar;– Leandro Breno Tavares da Silva, 21, DJ do estabelecimento;– Paulo Henrique Passos Ferreira, 25, funcionário do bar;– Raquel da Silva Franco, 33, conhecida como "Rayca"O sobrevivente da chacina, Anderson Gonçalves dos Santos, conhecido como "Neguinho", foi socorrido e encaminhado para a UPA da Terra Firme.

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para fazer a remoção dos corpos, o que começou por volta das 18h40.

Bar de fachada

O Tenente-Coronel Araújo foi um dos primeiros oficiais da Polícia Militar que chegou ao local da chacina e conversou com a imprensa para dar as informações iniciais. Segundo informações repassadas ao oficial, sete homens encapuzados, sendo quatro em um carro prata e três em motocicletas, foram os responsáveis pelos assassinatos.

O que disse o Tenente-Coronel Araújo

Inicialmente nós não fizemos o levantamento [do número de vítimas], porque nós estamos fazendo a nossa atribuição de Polícia Militar, que é preservar o local do crime. A Polícia Civil está no local, inclusive com o delegado geral [Alberto Henrique Teixeira de Barros], fazendo esse levantamento. Nós [também] estamos aguardando a chegada da perícia [do Instituto Médico Legal]. Houve um sobrevivente, uma pessoa que foi alvejada e conduzida para a UPA da Terra Firme, que está sob a nossa custódia em decorrência da situação de risco. Aqui foi levantado que foram 11 óbitos: cinco mulheres e seis homens. Este local aqui é um ponto muito conhecido, o Bar da Wanda, como um local para o consumo de entorpecentes. Inclusive já fizemos vários levantamentos aqui, só que, se vocês adentrarem [no estabelecimento] vão perceber que há várias rotas de fuga, e por isso a gente nunca conseguia ter êxito nas prisões. Então, o bar, realmente é uma fachada e é utilizado para o consumo de drogas. No corpo das pessoas que vieram a óbito tem droga, inclusive nós tiramos várias fotos, mas estamos preservando para fins de levantamento junto à Polícia Civil. Não sei dizer se [há vestígio de drogas] em todos os corpos, até porque a gente não pode violar o local de crime. Há vários estojos [cápsulas de armas de fogo] no local, deflagrados, mas estão preservados para a perícia estar fazendo o seu papel. Segundo populares e moradores próximos, foi um [carro modelo] Voyage [de cor] prata, [além de] três motocicletas, também, e todos os ocupantes [estavam] encapuzados entraram no local e fizeram a chacina. A princípio, [os criminosos somavam] quatro no veículo e três na moto.

COMENTÁRIOS