MENU
Novo Balanço Socioambiental do Judiciário é apresentado em seminário
21/06/2019 21:43 em Notícias

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participa, nos dias 26 e 27 de junho, do VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, que será realizado no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na oportunidade, o CNJ vai apresentar o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário participar de uma mesa de discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Poder Judiciário, e vai lançar o 3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário durante o evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

 

O Balanço Socioambiental anual reúne dados de 90 tribunais de todo o país, relacionados a consumo de papel, utilização de copos descartáveis, consumo e gasto com energia elétrica, gestão de resíduos, capacitação socioambiental, entre outros índices. A publicação segue a Resolução 201/2015 do CNJ, que trata da implantação do Plano de Logística Sustentável e da criação das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário.

 

Segundo informações do 2º Balanço, publicado em 2018, por exemplo, o consumo de copos descartáveis (para café e água) no Poder Judiciário, em 2017, foi de 2.185.866 centos, o que representou uma redução de 13% em relação ao ano anterior.  Já o consumo de papel total no Poder Judiciário, em 2017, foi de 2.974.022 resmas, uma redução de 10% em relação ao ano anterior.

 

A terceira edição será apresentada pela diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, Gabriela Soares, em palestra sobre o tema “Panorama do Plano de Logística Sustentável no Poder Judiciário”.

 

Objetivos do Milênio

Com o tema “A sustentabilidade e a internalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no planejamento estratégico das instituições de Justiça e demais poderes da União”, o VI Seminário tem o objetivo de disseminar política públicas sustentáveis e suas práticas em prol da promoção da eficiência administrativa e da redução dos impactos ambientais negativos, gerados pelas ações dos órgãos, tem como público-alvo gestores e servidores da administração pública.

 

O seminário contará com a colaboração de especialistas sobre o tema, além da presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli; e os presidentes do STJ, ministro João Otávio de Noronha; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira; do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Marcus Vinícius Oliveira dos Santos; do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho, e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

No dia 26, às 11h10, a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes participará da mesa A Internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Poder Judiciário. A conselheira coordena o comitê interinstitucional, criado pelo ministro Dias Toffoli, para realizar estudos e apresentar proposta de integração das metas do Poder Judiciário com as metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030.

 

Lenir Camimura Herculano

Agência CNJ de Notícias com informações do STJ

COMENTÁRIOS